Sara: o Senegal apoia " sem reserva” a iniciativa marroquina de autonomia (embaixador) 27-06-2008
O embaixador do Senegal em Rabat, o Sr. Ibou Ndiaye reiterou, quinta-feira em Casablanca, o apoio " sem reserva" do seu país a iniciativa marroquina para uma larga autonomia das províncias do Sul do Reino. "O Senegal, di-lo-á-se nunca bastante, apoia-se sem reserva a iniciativa marroquina para uma larga autonomia das províncias do Sul do Reino" , afirmou o Sr. Ndiaye na abertura de uma segunda Semana cultural do Senegal em Marrocos nos dias (26-28 de Junho).
|
|
África: Chefes de Estados e de governo do CEMAC sauda a iniciativa de autonomia marroquina 27-06-2008
No âmbito da política tradicional de amizade e de solidariedade que o Reino do Marrocos mantêm com os países seus parceiros da África, em conformidade com as Elevadas Instruções da Sua Majestade Roi Mohammed VI, que Deus Lhe assiste, e também em consideração com a importância específica que atribui o Soberano à coordenação e a concertação com os Chefes de Estados ligados aos países irmãos do continente, uma delegação composta de Emissários Reais Sr. Taïb El Fassi Fihri, Ministro de Relaçoes Exteriores e da Cooperação, Mohamed Yassine Mansouri, Director Geral dos Estudos e a Documentação tiveram em Yaoundé, na margem da Cimeira da Comunidade Económica e Monetário da África Central (CEMAC) tida de 23 ao 25 de Junho de 2008.
|
|
A iniciativa de autonomia: uma opção democrática para o regulamento definitivo da questào do Sara (Prof. OUALI) 26-06-2008
A iniciativa marroquina de autonomia para o Sara representa uma opção democrática para avançar em prol de um regulamento definitivo do conflito artificial criado face a integridade territorial do Marrocos, afirmou terça-feira o professor Abdelhamid Ouali. Foi numa declaração ao MAP na margem de uma recepção organizada na sede do Parlamento britânico em Londres e pela ocasião do lançamento no Reino Unido do seu livro " Autonomia no Sara, preciso do Magrebe das regioes"
|
|
Brasil: a questào do Sara exige das partes continuar a demonstrar " vontade política e realismo" 26-06-2008
O Marrocos e o Brasil sublinharam, quarta-feira, que a questào do Sara exige das partes de " continuar a demonstrar vontade política, realismo e um espírito de compromiso" e sobretudo de comprometerse " mais resolutamente nas negociações de fundo" para o regulamento deste dossiê do sara marroquino.
|
|
Os Mauritanos torturados nas prisões do Polisario reclamam justiça 25-06-2008
Um número grande de Mauritanos vítimas de detenção arbitrária e de tortura nas prisões do Polisario anunciou segunda-feira a sua intenção de levar em frente o assunto diante da opinião pública e das organizações internacionais, incluindo a organizaçào das Naçoes Unidas ( O.N.U) para reclamar justiça, direito e reabilitação. Numa conferência de imprensa à Nouakchott, as vítimas e parentes referiram ao desaparecimento de centenas de Mauritanos prisioneiros nos campos de Tindouf.
|
|