O plano de autonomia, a única base credível e séria face ao conflito sobre o Saara marroquino (Primeiro Ministro Domínicano) 17-11-2023
O Primeiro Ministro da Comunidade da Dominica, Sr. Roosevelt Skerrit sublinhou quarta-feira passada, em Tânger, ao dizer que o plano de autonomia constitui a única base credível e séria, capaz de acabar com o conflito sobre o Saara marroquino.
|
|
A Hungria apoia o plano marroquino de autonomia para o Saara marroquino e as organismos internacionais 16-11-2023
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio húngaro, Peter Szijjártó, reiterou, ontem, quarta-feira, em Rabat a posição do seu país em favor do plano de autonomia apresentado pelo Reino de Marrocos à ONU, 2007, apoiado pelos organismos internacionais.
|
|
Azerbaijão reitera o apoio firme e definitivo a integridade territorial do Reino 14-11-2023
Foi, ontem, segunda-feira, em Rabat, que o Azerbaijão reiterou o seu apoio, firme e definitivo, à integridade territorial de Marrocos e à soberania do Reino sobre o Saara.Tal posição tem sido exprimida na margem da segunda sessão da Comissão Mista de Cooperação, presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, e Ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov.
|
|
Cimeira Saudita-Africana em favor do respeito da soberania e não interferência nos assuntos internos dos países 14-11-2023
A Cimeira Saudita-Africana, realizada, sexta-feira passada em Riade, adoptou um roteiro conjunto, estabelecendo o princípio do respeito da soberania e não interferir nos seus assuntos internos dos Estados, manter a boa vizinhança, respeito mútuo e consolidação dos interesses comuns, de acordo com o direito internacional, a cooperação entre as partes nos domínios político, de segurança e militar. O "Comunicado de Riade", que coroou os trabalhos da cimeira, destacou a adesão do Reino de Marrocos ao grupo principal sobre assuntos africanos, afiliado à coligação internacional contra a organização terrorista ISIS.
|
|
Saara marroquino,“não é suscetível a negociação´ 09-11-2023
O vice-presidente da Assembleia Legislativa e Transição do Burkina Faso, Daouda Diallo reiterou, terça-feira passada em Rabat, o apoio do seu país em favor da integridade territorial de Marrocos, considerando que “o saara marroquino não é suscetível a negociação”. O sr Diallo, num comunicado junto à imprensa após conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, sublinhou que “a posição do Burkina Faso em relação à questão do Saara Marroquino é constante e não mudou”.
|
|