O Marrocos fez relógio de boa fé face à posição negativa, bloqueada e estéril de outra parte 18-01-2008
O Marrocos demonstrou o bom senso e a boa fé quando ao terceiro arredondamento das negociações de Manhasset, contrariamente à posição negativa, bloqueada e estéril de outra parte, afirmou o ministro da comunicação, porta-voz do Governo, o Sr. Khalid Naciri.
|
|
O ministro búlgaro: a iniciativa de autonomia para o Sara é "muito objectiva e realista" 17-01-2008
A iniciativa marroquina de atribuir uma larga autonomia ao Sara é uma proposta "muito realista e muito objectiva" que pode levar à estabilidade da região, afirmou o vícioministro búlgaro dos Negócios estrangeiros, o Sr. Feim Tchaouchev. "A proposta de autonomia das províncias do Sudeste é uma boa base", declarou ao MAP o Sr. Tchaouchev na sequência das suas entrevistas, quarta-feira em Rabat, com o ministro dos Negócios estrangeiros e a cooperação, o Sr. Taieb Al Fassi Fihri.
|
|
O CSCSME apreende a embaixada da Cuba em Paris sobre o destino das crianças sarauis deslocadas 16-01-2008
O Comité Especial Agente do Sara Marroquino na Europa (CSCSME) foi recebido, segunda-feira, à embaixada da Cuba em Paris, para uma entrevista consagrada ao destino das crianças deslocadas de força à Cuba pelos separatistas do polisario. Aquando de este encontro com diplomatas cubanos, o presidente do CSCSME, o Sr. Hassan Benhamou, expôs aos seus interlocutores, o Sr. Leydo Rodriguez Hernandez, conselheiro político et Ernesto Rey Pino
|
|
"Khat Achahid": chama para constituir uma nova delegação capaz de negociar sobre a autonomia 15-01-2008
O dissidente do movimento do Polisario "Khat Achahid" chamou para a constituição de uma nova delegação que fosse capaz de negociar a proposta de autonomia apresentada pelo Marrocos, pedindo à Argélia " para que não se intervinha ou ingere " nos assuntos do Sarauis. "Chamamos para a constituição de uma nova delegação cujos os membros estejam realmente competentes e que teriam suficientemente a consciência para poder negociar o plano de autonomia alargada
|
|
A autonomia: "a única solução prática "" para regular o dossiê do Sara (escritor e jornalista libanês) 15-01-2008
A autonomia da região do Sara é " a única solução prática posta sobre a mesa " para o regulamento da questao do Sara, sublinhou o jornalista libanês Khairallah, acrescentando que todo aquele que quereria ignorar causaria uma política estéril. O Sr. Khairallah indicou, num artigo parecido segunda-feira no jornal egípcio “Recortar Al Youssef”, que " a autonomia é benéfica para o Marrocos, a Argélia e o conjunto dos países da região porque garante os direitos a todos ".
|
|