Ould Errachid: o Polisario deve aceitar a autonomia ou permanecer à Tindouf Manhasset 10-01-2008
O presidente do Conselho Real Consultivo para os Negócios Sarauis (CORCAS), o Sr. Khalihenna Ould Errachid afastou, quarta-feira à Manhasset, qualquer ideia de referendo de autodeterminação ao Sara, precisando que o Polisario encontra-se actualmente na frente de duas escolhas: aceitar a autonomia proposta pelo Marrocos, ou permanecer nos campos de Tindouf, em Argélia.
|
|
A Argélia deve cooperar para garantir o sucesso das negociações de Manhasset 09-01-2008
O terceiro arredondamento das negociações de Manhasset terá sido marcado pelo debate sobre o papel que desempenha a Argélia no processo do Sara. A maior parte dos intervenientes constatou e considerou que Argel desempenha um papel para a abertura de perspectiva e o desbloqueio da situação das negociações políticas. "A Argélia deve cooperar para garantir o sucesso destas negociações exercendo pressões sobre o Polisario de modo que renuncie a reclamar soluções impossiveis"
|
|
Manhasset 3: o Marrocos espera outras partes abordar a negociação com a mesma seriedade 09-01-2008
Os trabalhos do terceiro arredondamento das negociações sobre o Sara devem prosseguir-se quarta-feira, após uma noite da segunda-feira consagrada pelo facilitador da ONU, Peter Van Walmsun, as reuniões com cada uma das delegações e um dia de terça-feira consagrado às discussões directas. O primeiro dia das discussões particularmente foi marcado pelo apelo dos membros da delegação marroquina em direçao das delegações do Polisario e da Argélia para incità-los
|
|
O Sr. Benmoussa: O Marrocos recusa categoricamente "qualquer tentativa que visa impôr a política... 09-01-2008
O ministro do Interior, o Sr. Chakib Benmoussa afirmou, terça-feira à Manhasset (Nova Iorque) que o Marrocos recusa categoricamente "qualquer tentativa que visa impôr a política do facto realizado, que afecta ou leva infracção à integridade territorial do Reino, ou a sua soberania que não poderia sofrer nenhum “marchandagem” ou concessão".
|
|
Ban ki-moon chama para às discussões mais intensivas e mais substanciais sobre o saara 08-01-2008
O Secretário geral da O.N.U, o Sr. Ban ki-moon, chamou, segunda-feira, as partes envolvidas quando do terceiro arredondamento de negociações sobre o Sara para "se orientar numa fase de discussões com precisao, mais intensidade e substância". "Para ter prova e bom uso de paciência, tranquilidade e boa vontade para que as negociações desta semana possam começar a se orientar numa fase de discussões mais intensidade e mais substância",
|
|