Carta aberta do Conselho Especial encarregado do Sara marroquino à Sra. Condoleeza Rice 27-12-2007
O "Comité Especial encarregado do Sara marroquino" (CSCSM) denunciou com força, numa carta aberta à secretária de Estado americana, a Sra. Condoleeza Rice, o comportamento do congresso separatista do Polisario à Tifariti, que "constitui um desafio ao Conselho de segurança, que tinha no parágrafo 2 da sua resolução 1783 de Outubro de 2007 chamado as partes a criar uma atmosfera propícia ao diálogo e ao sucesso das negociações em curso".
|
|
Dois cidadãos que têm reganho a pàtria mãe denunciam a tortura nos campos de Tindouf 26-12-2007
Dois cidadãos, que têm fujido os campos de tindouf (oeste argelino) para reganhar a pátria mãe em resposta à chamada real "a Pátria é clemente e misericordioso", denunciaram a tortura e as punições que lhes foram infligidas durante o longo seqüestro. M. Said Hammou ould Alioua, que passou 27 anos nas prisões do "Polisario", sublinhou que tivesse aproveitado as circunstâncias aquando dos preparativos supostamente do décimo segundo congresso do "frente Polisario" à Tifariti para planificar
|
|
O jornal Al Hayat: as vozes elevadas no congresso de Gjijimat contro o sofrimento à Tindouf 25-12-2007
As vozes elevadas no Congresso de Gjijimat, celebrado em paralelo com o congresso do "Polisario" por "Chioukhs" e chefes de tribos sarauis, são contra as pessaos que "sofrem mais nos campos de Tindouf", escritas o jornal "Al Hayat". Na sua edição de Sexta-feira, o jornal considera que "o Polisario tem necessidade não de brandir a ameaça de guerra que nunca ganhou mas de fazer antes uma autocrítica após três décadas de obstáculos que obstruíram a realização das aspirações magrebinas quanta à paz,
|
|
As ameaças do Polisario: uma eventualidade suicida que suscita uma condenação unânime 24-12-2007
Os propósitos tidos por certos membros da direcção do Polisario a propósito da retoma das armas suscitaram de numerosas reacções, que condenam unanimamente o propósito, qualificando ao mesmo tempo esta atitude por parte da direcção do Polisario, de simples agitação que exprime a impasse em qual encontra-se a tese separatista.
|
|
O CORCAS chama a direcção do polisario a fazer prevalecer a razão voltando à Mãe Pátria Smara, 19-12-2007
Numa chamada baptizada de "Chamada de Smara", tornada pública no fim da sua segunda sessão comum, tida segunda-feira e terça-feira na capital espiritual do Sara marroquino, o CORCAS exortou os "nossos irmãos nos campos de Tindouf de fazer prevalecer a lógica da razão e da história e reganhar a Mãe Pátria, em resposta à chamada a Pátria é clemente e misericordiosa ".
|
|