O Secretário-Geral das Nações Unidas critica as violações da Polisário e obstrução a missão da MINURSO 18-10-2023
O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, através do seu último relatório anual dirigido ao Conselho de Segurança sobre o Saara, criticando fortemente as violações da Polisario e contínuos obstáculos impostos à liberdade de ir e vir, bem como às ações operacionais e logísticas da MINURSO. O sr Guterres denunciou as restrições impostas pela Polisario à missão da ONU para garantir a continuidade da cadeia de serviços logísticos e fornecimento de informações, ao invés de criar obstáculos ameaçadores diretamente à capacidade da MINURSO de manter a sua presença no terreno.
|
|
O Secretário-Geral das Nações Unidas destaca a cooperação de Marrocos com a MINURSO 17-10-2023
No seu último relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres destacou mais uma vez a “estreita cooperação” entre as autoridades marroquinas e a missão da MINURSO sobre o Saara marroquino. O sr Guterres considerou também que “a cooperação e comunicação contínua a um nível estratégico com MINURSO e as Forças Armadas Reais”, as quais são reforçadas cada vez mais com “duas visitas ao quartel-general do Comando Geral das Forças Armadas Reais da Região Sul, Agadir, em setembro de 2022 e julho de 2023.”
|
|
Secretário-Geral das Nações Unidas: lembra a política de mão estendida do Rei de Marrocos para Argélia 17-10-2023
No seu recente relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres lembrou da política de mão estendida da Sua Majestade o Rei Mohammed VI de Marrocos, dirigida a Argélia para instaurar a normalidade entre as partes.
|
|
Nações Unidas: a milícia da Polisário é uma “ameaça real” à segurança e estabilidade regional (peticionário) 17-10-2023
São os representantes de uma petição internacional à margem da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que advertiram sobre a milícia separatista, armada, da Polisario, constituindo uma real “ameaça” à segurança e estabilidade na região.
|
|
Nações Unidas: os campos de Tindouf, um “foco” para o recrutamento de crianças (peticionário) 17-10-2023
Os peticionários internacionais denunciaram, quinta-feira passada, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, o circo sobre os campos de Tindouf, pela milícia separatista armada “Polisario”, sudoeste da Argélia, um verdadeiro foco de recrutamento de crianças, como soldados. Numa intervenção nesta ocasião, Michelle Mason da organização não-governamental (Safety and Security Instructional Services), destacou que a milícia separatista impõe o seu controlo sobre os campos, por mais de 48 anos, isolando-os como nicho de treinamentos de crianças-soldados.
|
|