Relatório do Secretário-Geral da ONU: A Argélia “parte envolvida” na disputa do Saara Marroquino 16-10-2023
As Nações Unidas publicaram oficialmente no seu site o relatório do Secretário-Geral do Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino. O relatório do Secretário-Geral da Organização Internacional, António Guterres, referiu 20 vezes a Argélia, confirmando a sua implicação direta neste conflito regional artificial.
|
|
O Secretário-Geral das Nações Unidas denuncia categoricamente alegações de guerra no Saara marroquino 16-10-2023
No seu novo relatório junto ao Conselho de Segurança sobre o Saara Marroquino, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, denunciou muitas declarações da Argélia e Polisario em termos de uma guerra pretendida no Saara Marroquino. Neste relatório, publicado oficialmente no site das Nações Unidas, no qual o Sr. Guterres aponta a situação no Saara marroquino como objeto de “tensões e hostilidades, mas de baixa intensidade”, e da propaganda maliciosa da Argélia e Polisário sobre uma alegada guerra no Saara marroquino.
|
|
O Sr. Hilal denuncia as sete mentiras da agenda separatista da Argélia contro o Saara Marroquino 13-10-2023
Foi na quarta-feira, perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que o Embaixador e Representante Permanente de Marrocos nas Nações Unidas, Omar Hilal, tem desmantelado as sete mentiras da agenda separatista da Argélia contra o Saara marroquino.
|
|
A Quarta Comissão reiterou o seu apoio ao processo político da ONU em relação ao Saara Marroquino 13-10-2023
Foi, quarta-feira passada, na Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que a resolução adotada reiterou o seu apoio ao processo político em curso sob a supervisão exclusiva das Nações Unidas, visando a resolver a disputa regional sobre o Saara marroquino, admitindo enterrar definitivamente a opção do referendo. A resolução chama também as partes para que cooperem plenamente com o Secretário-Geral das Nações Unidas e seu Enviado Pessoal, a fim de alcançar uma solução política perante este conflito regional, com base nas resoluções do Conselho de Segurança desde 2007, apoiando assim a processo político com base nas 19 resoluções do Conselho de Segurança, desde 2007, com o objectivo de alcançar uma solução política “justa, duradoura e aceitável pelas partes” perante a questão do Saara marroquino.
|
|
Kuwait reitera o seu apoio à soberania e integridade territorial do Reino sobre o saara marroquino 13-10-2023
Kuwait reafirmou, terça-feira passada, em Nova Iorque, o seu apoio ao plano marroquino de autonomia, que visa pôr fim à disputa regional em torno do Saara marroquino, no quadro da soberania e integridade territorial do Reino.
|
|