República do Kiribati: plano de autonomia abre "caminho pacífico" para acabar com este conflito regional 13-10-2023
A República de Kiribati reiterou, terça-feira passada, em Nova Iorque, que a iniciativa de autonomia marroquina abre um “caminho pacífico” para a resolução da disputa regional em torno do Saara marroquino. O Embaixador de Kiribati nas Nações Unidas, Tiboro Tito destacou perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas a importância de promover a iniciativa de autonomia marroquina, reconhecida por mais de 100 países como uma forma pacífica, capaz de resolver o conflito do Saara Marroquino.
|
|
Burkina Faso apoia o plano de autonomia como “solução” da disputa regional sobre o Saara marroquino 12-10-2023
O Burkina Faso, na margem da reunião em Nova Iorque, reafirmou o seu apoio ao plano marroquino de autonomia, considerado “ sem dúvida uma solução real” para a disputa regional sobre o Saara marroquino.
|
|
A República Centro-Africana saúda o dinamismo do desenvolvimento no Saara Marroquino 12-10-2023
A República Centro-Africana saudou o desenvolvimento socioeconómico e dinâmico que conhece o Saara marroquino, graças ao novo modelo de desenvolvimento lançado em 2015. O representante da República Centro-Africana, numa intervenção perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, saudou a abertura de consulados gerais nas cidades de Laayoune e Dakhla. Exprimindo o apoio de seu país aos esforços do Secretário-Geral das Nações Unidas e de seu enviado pessoal, Staffan de Mistura, no sentido de relançar um processo político com base nas resoluções do Conselho de Segurança.
|
|
Gâmbia reitera o seu firme apoio à iniciativa de autonomia sob a soberania marroquina 12-10-2023
A Gâmbia, no quadro da reunião em Nova Iorque, reiterou o seu firme apoio à iniciativa marroquina de autonomia para o Saara sob a soberania e integridade territorial do Reino.
|
|
Serra Leoa reitera o seu apoio ao plano de autonomia, como “solução baseada no consenso” 12-10-2023
A Serra Leoa, na margem da reunião em Nova Iorque, reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, considerando-a como uma “solução baseada no consenso”, capaz de resolver definitivamente a disputa regional sobre o Saara marroquino. A representante da Serra Leoa tem sublinhado, segunda-feira passada perante os membros da Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas que o seu país “apoia a iniciativa marroquina de autonomia, que o Conselho de Segurança descreve como séria e credível em conformidade com as suas sucessivas resoluções desde 2007”. Sublinhando que esta iniciativa, em conformidade com o direito internacional, a Carta das Nações Unidas e as resoluções do Conselho de Segurança e Assembleia Geral, só pode levar a uma solução baseada no consenso face a este conflito regional.
|
|