A Jordânia reitera a sua posição em favor da integridade territorial de Marrocos 11-10-2023
Foi, segunda-feira passada, em Nova Iorque, que a Jordânia reiterou a sua posição firme e apoio à integridade territorial e respeito à soberania nacional de Marrocos.
|
|
Iniciativa de Autonomia para o saara marroquino, uma “solução ideal” face ao sofrimento dos detidos nos campos de Tindouf (Peticionários) 10-10-2023
A petição internacional apresentada perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas sublinha que a Iniciativa de Autonomia para o saara marroquino, apresentada para ONU em 2007 constitui a “solução ideal” para pôr fim ao sofrimento da população detida nos campos de Tindouf, sobretudo as crianças, mulheres e idosos. A sra Elizabeth Jordan Dell, da organização (Classical Conversations ) não governamental, reiterou, quarta-feira passada, que “a hora chegou para implementar a iniciativa marroquina de autonomia, sendo a melhor solução para o futuro das crianças nos campos de Tindouf, no sudoeste Argélia."
|
|
Togo reitera o seu apoio à iniciativa de autonomia para o saara, como “solução consensual” 10-10-2023
Foi perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que o Togo reiterou o seu apoio à iniciativa de autonomia marroquina, como uma “solução baseada sobre o consenso”, visando a acabar com esta disputa regional em torno do Saara marroquino.
|
|
Papua Nova Guiné saúda o crescente apoio internacional ao plano de autonomia 09-10-2023
Perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a Papua Nova Guiné destacou o crescente apoio internacional à Iniciativa de Autonomia Marroquina, apresentada pelo Marrocos como resolução definitiva da disputa regional sobre o Saara Marroquino.O Vice-Embaixador e Representante Permanente da Papua Nova Guiné junto das Nações Unidas, Fred Serova sublinhou ao dizer: “É importante assistir ao crescente apoio internacional a esta proposta marroquina, credível, baseada em consenso, optimista de que este apoio vai permitir a todas as partes envolver neste conflito para encontrar uma solução sustentável e pacífica.”
|
|
Guatemala reitera o seu apoio a uma solução política no âmbito da integridade territorial de Marrocos 09-10-2023
A Guatemala reiterou na ONU o seu apoio a uma solução política contra a disputa regional sobre o Saara marroquino, no quadro do respeito da integridade territorial e soberania nacional do Marrocos.
|
|