quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026  
Pesquisa
  
 Comunidades
 Agenda
 Dossiers
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 Actualidades

 Cimeira China-África: Marrocos reforça a sua posição como líder continental indispensável   06-09-2024

A declaração e Plano de Acção de Pequim 2025-2027 estipula no seu primeiro parágrafo que os estados membros africanos das Nações Unidas, os quais  assumem a iniciativa da adesão ao Fórum de Cooperação China-África.
Esta cimeira do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada em Pequim de 4 a 6 de Setembro corrente, tem por objetivo reforçar a posição de Marrocos como líder continental indispensável em prol do desenvolvimento e prosperidade de África, dado trabalho diplomático, e de acordo com o alto instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste.


  


 Smara: Recenseamento Geral da População e Habitação 2024, iniciado em melhores condições   04-09-2024

O processo de recolha de dados junto das famílias começou na região do Saara marroquino, Smara na melhores condições, e no âmbito do sétimo processo do Recenseamento Geral da População e Habitação (2024). Veio o processo desta operação estratégica na implementação das altas instruções de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, e na linha direta das recomendações da Comissão de Estatística das Nações Unidas, visando a estabelecer uma verdadeira imagem do estado da população e habitação.

  


 O recenseamento Geral da População e Habitação 2024: Mobilização e compromisso em Dakhla-Oued Eddahab   03-09-2024

A mobilização e o compromisso constituem um dos princípios da motivação das equipas responsáveis ​​do recenseamento geral da população e habitação na região de Dakhla-Oued Eddahab, começando suas operações de modo natural no domingo passado, tanto quanto nas demais regiões do Reino. Cerca de 400 pessoas, incluindo muitos investigadores, observadores e supervisores, foram mobilizadas para contribuir para o sucesso deste censo geral da população e da habitação a nível regional, sob a supervisão da Direcção Regional do Alto Comissariado para o Planeamento. Sendo que durante os dias 30 e 31 de agosto, tais equipes de censo realizaram visitas de campo nas áreas atribuídas, no quadro de uma iniciativa real permitindo aos pesquisadores identificar e conhecer os limites das áreas censitárias e o grau de sua conformidade com os dados cartográficos preenchidos.

  


 Organização de Cooperação Islâmica: respeito da integridade territorial e não interferência nos assuntos internos dos países (Comunicado de Yaoundé)   02-09-2024

Foi em Yaoundé, que a Organização de Cooperação Islâmica tem chamado para ter urgência  na resolução de diferendos e conflitos mantidos ou  criados, é isso através de negociação, mediação, reconciliação ou via outros meios pacíficos.

  


 Japão reitera oficialmente não reconhecimento da entidade fictícia “Polisario” (Midi 1 TV)   26-08-2024

A televisão Medi 1 noticiou em exclusividade que o Japão tem acolhido na semana passada os trabalhos preparatórios da nona edição da cimeira TICAD África-Japão, durante os quais ele reiterou oficialmente o não reconhecimento da entidade fictícia da Polisário, oposta ao saara marroquino.

  

Página 96 de 936Primeiro   Anterior   91  92  93  94  95  [96]  97  98  99  100  Seguinte   Último   
  
 

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?
Votar  Afixar os resultados
 
 
 
 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2026 - Todos os direitos reservados