sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As Resoluções do Conselho de Segurança proíbem explicitamente a frente separatista de transferir qualquer unidade administrativa para a zona tampão

O Marrocos reitera a sua posição "consistente e clara" perante qualquer ação da Frente Polisário separatista na zona tampão, declarou quinta-feira em Rabat, o Ministro das Relações com o Parlamento e a sociedade civil, porta voz do Governo, Mustapha El Khalfi.
"A posição em relação a qualquer presença ou ação irregular da frente separatista constitui uma posição constante, clara e definitivamente, o que exprimiu o Rei Mohammed VI em uma carta dirigida para as Nações Unidas em março", sublinhou El Khalfi durante uma conferência de imprensa após o Conselho do Governo.

A posição do Reino é apoiado por uma resolução clara do Conselho de Segurança, na qual ele chamou a frente separatista de maniera explicita a não transferir qualquer unidade administrativa para a zona tampão, acrescentou ele, argumentando que o Conselho da segurança tem sido claro neste sentido e o Marrocos apoiado graças a uma posição internacional que emana deste Conselho.

A posição do Conselho de Segurança afirmada há três anos no que diz respeito a zona Tampão pela qual ele deve "retirar-se imediataçente", sublinhou ele, considerando que o que emana da frente separatista e da Argélia que o abriga coloca a Polisário em confronto com a comunidade internacional.

A resolução do Conselho de Segurança 2414 sobre o Saara marroquino traz esclarecimentos fundamentais, especialmente em relação ao estado histórico e legal do dispositivo da defesa do leste, bem como das provocações do Polisario. O Conselho declarou que esta região, considerada como uma zona tampão sujeita a acordos de cessar-fogo, não deveria ser objeto de atividades civis ou militares.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados