sexta-feira, 26 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

"O Saara é marroquino e sempre foi", sublinhou sexta-feira em Dakhla, Jorge Verstrynge Rojas, assessor do partido espanhol de extrema esquerda, Podemos.

 "O debate em torno do Saara não deve ter lugar. O território do Saara foi marroquino e continua o caso para sempre", anotou Verstrynge em um comunicado ao MAP, na margem de sua participação no trabalho da quinta edição anual do Fórum Crans Montana de Dakhla (14 a 17 de março).


"O povo saaraui não existe, é uma criação da Argélia e uma parte da esquerda espanhola que infelizmente ainda não se apercebe da real situação deste território marroquino", martelou Verstrynge, especialista político e ex-secretário geral da Aliança Popular, da federação de partidos políticos, de ideologia conservadora, fundada no início da transição democrática na Espanha.

 

"Estou muito perto do partido Podemos, mas tenho que dizer as coisas como estão", esclareceu ele.

 

Nesse contexto, ele chamou Argélia  para se ocupar de " seus problemas políticos internos, em vez de interferir nos assuntos do Marrocos e do Saara".

 

"O Marrocos é o país que alcançou o maior progresso e crescimento econômico na África, realizando esforços consideráveis ​​em termos de solidariedade com os países africanos", sublinhou Verstrynge, professor universitário. renomado especialista político na Espanha.

 

Para ele, o papel do Marrocos é "fundamental" e será ainda mais no futuro como "elo forte" do desenvolvimento da África e parceiro da Europa, assegurando que o Reino carrega a voz da África em foras internacionais.

 

-Actualidade sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados