sexta-feira, 7 de Outubro de 2022  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A mídia jordaniana destacou o desenvolvimento econômico e social que conhece as províncias do sul do Reino de Marrocos sob a sábia liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI. A mídia jordaniana, incluindo (Al-Anbat), (Juhayna News) e (Nabad Al-Balad), todas destacaram o compromisso de Marrocos em promover o desenvolvimento dessas regiões e elevar o padrão de vida de seus habitantes, graças ao novo modelo de desenvolvimento que as  províncias do sul adotam desde 2015, considerado como  “uma estratégia regional, única e abrangente” e sustentável”.


Acrescentando que Marrocos procura, através deste modelo de desenvolvimento, pelo qual foi atribuído um envelope financeiro de cerca de 8,8 mil milhões de dólares, alcançar o desenvolvimento económico e social em benefício da população das províncias do sul do Reino, cujos mais de 600 projetos proporcionaram a criação de 120.000 empregos.

 Após sete anos de implementação do novo modelo de desenvolvimento, as regiões do sul apresentaram resultados impressionantes e em termos de conclusão de projetos, destacando neste contexto que 70 por cento dos projetos incluídos neste modelo foram executados.

"Este número excecional", alcançado num curto espaço de tempo, esconde um vasto leque de grandes projetos de investimento, incluindo                   infra- estruturas (estradas, portos e aeroportos), tornando as regiões do sul de Marrocos um pólo económico aberto sobre África, e desempenhando um papel decisivo no desenvolvimento nacional, regional e continental, apontando a este respeito, a rodovia liga as cidades de Tiznit e Dakhla.

Os projetos de investimento incluem também os setores de saúde, de formação profissional, da indústria, da agricultura, de energias renováveis, de turismo, de mineração, de pesca marinha e setor social.

A mesma fonte referiu que a implementação destes investimentos em infra-estruturas e serviços foi justificado pelos indicadores de desenvolvimento relevantes, cujas evoluções positivas, sobretudo no mercado de trabalho, onde o Marrocos se esforça atualmente para alcançar o desenvolvimento social e económico das suas províncias do sul, em paralelo com o desenvolvimento econômico no resto do Reino.

A mídia jordaniana considerou ainda  que com esta estratégia apoiada pelos resultados tangíveis e mensuráveis, as províncias do sul conheceram um desempenho importante comparado com o resto do reino, em termos de PIB per capita (50 por cento superior à média nacional) e taxa de pobreza (até três vezes ). inferior à média nacional).

Referindo-se também ao desejo do governo continuar a tornar as províncias do sul um pólo econômico e um paraíso para o desenvolvimento sustentável e abrangente, consubstanciado em particular a cidade de Dakhla que tem acolhido o Fórum Empresarial Marroquino-Francês, outubro 2019 e o Fórum de Investimento Marroquino-Americano, março 2022; além do Fórum Empresarial Marroquino-Espanhol, junho passado.

Finalmente, tais fóruns visam, segundo a mesma fonte, consolidar as relações económicas, potenciar a economia da região e apresentar as suas capacidades e oportunidades de investimento aos empresários internacionais, cujos fóruns foram concebidos para realçar o potencial da região em termos de investimento, chamando as empresas e atores institucionais para apoiar o investimento estrangeiro em Dakhla.

Noticias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2022 - Todos os direitos reservados