quinta-feira, 1 de Dezembro de 2022  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Luxemburgo considerou o plano de autonomia, que Marrocos apresentou em 2007, como "uma importante base para uma solução aceitável para as partes", sobre a questão do Saara marroquino. O comunicado  conjunto do "Luxemburgo sobre o plano de autonomia", considerado como uma iniciativa importante para chegar a um consenso, isso veio após as conversas mantidas, terça-feira, em Rabat, do ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, com seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Europeus do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn, o qual está realizando uma visita de trabalho ao Reino.


O plano de autonomia que o Marrocos apresentou em 2007, constitui um esforço sério e credível para as partes, bem como uma boa base para uma solução aceitável e consensual.

A este respeito, o Sr. Asselborn reiterou o apoio de longa data de Luxemburgo ao processo sob os auspícios das Nações Unidas para chegar a uma solução política, realista, prática, duradoura e mutuamente aceitável.

O comunicado conjunto sublinhou que as duas partes concordam da coordenação exclusiva das Nações Unidas sobre o processo político, reafirmando o  apoio à Resolução nº 2.602 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, estipulando o papel e a responsabilidade das partes em prol de uma solução política realista, prática, duradoura e consensual.

Por outro lado, os dois ministros saudaram a nomeação do Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas, Sr. Staffan de Mistura, reafirmando o apoio aos seus esforços da ONU para avançar no sentido do processo político com base nas resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Atualmente, o plano de autonomia desfruta de forte impulso e apoio cada vez mais explícito de países europeus como Espanha, França, Alemanha, Países Baixos, Chipre, Luxemburgo, Hungria, Romênia, Portugal e Sérvia.


 Notícias sobre o saara ocidental-Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2022 - Todos os direitos reservados