sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Foi na terça e quarta-feira passada que uma delegação de jornalistas espanhóis, provenientes da região da Andaluzia realizou uma visita a região do saara marroquino, visando a tomar conhecimento dos projectos de desenvolvimento na região de Laayoune-Sakia El Hamra, e as capacidades socioeconômicas e produtivas destas regiões do sul do Reino. Tal visita permitiu à delegação espanhol, composta do presidente da Associação de Imprensa de Huelva, Juan Francisco Cabeiro, do responsável da imprensa espanhola, do fotojornalista Jordi Landrio, e do fotojornalista Julian Pérez, autor de diversas publicações a nível nacional e internacional. Eles visam a conhecer a dinâmica de desenvolvimento e progresso que conhece as regiões do sul do Reino, sobretudo a região de Laayoune-Sakia El Hamra, em todos os níveis económico, social, político, turístico e cultural.


Nesta ocasião, os membros da delegação espanhola foram convidados a acompanhar uma apresentação do Centro Regional de Investimentos, durante a qual se destacou, em detalhes e números, os setores produtivos mais importantes da região, bem como o setor da pesca marítima, agricultura, construção, turismo e energias renováveis.

Os jornalistas espanhóis mantiveram também uma reunião com a delegada regional do turismo, Aisha Al-Wala Alaoui, durante a qual apresentou um foco sobre os recursos naturais da região, as diversidades culturais,  o património cultural e arquitectónico, além das infra-estruturas turísticas.

Neste contexto, o presidente da Associação de Imprensa de Huelva, Juan Francisco Cabeiro sublinhou junto à Imprensa Árabe Magrebina que esta visita constituiu uma oportunidade para determinar, directamente, o nível de desenvolvimento da região, levando ao Público espanhol informações sobre a extensão dos progressos alcançados as províncias do sul de Marrocos, ao longo dos últimos anos.

O sr José Cabeiro exprimiu por outro lado a sua “admiração” do nível de desenvolvimento das regiões do sul do Reino, nas áreas da economia, de turismo e inovação, chamando os investidores espanhóis a lançar seus projetos na região.

Por sua vez, o jornalista e fotógrafo Jordi Landrieu saudou o nível de desenvolvimento da região de Laayoune-Sakia El Hamra, sobretudo as reformas empreendidas pelo Marrocos, em todos os níveis, visando a melhorar o nível de vida dos cidadãos.

O Sr. Landrieu, por outro lado, numa declaração semelhante, informou que a delegação espanhola tomou conhecimento de muitos projectos de desenvolvimento, lançados nas regiões do sul de Marrocos, constituindo um verdadeiro boom no campo do desenvolvimento multissetorial.

Além disso, os jornalistas espanhóis mantiveram um encontro com o Presidente do Conselho Colectivo da cidade de Laayoune, Moulay Hamdi Ould Errachid, durante o qual ele apresentou sobre o desenvolvimento que conhece a região em vários campos, além do caminho democrático prosseguido pelas províncias do sul.

Tais jornalistas espanhóis visitaram também as grandes obras concluídas ou em andamento, além da qualidade das infra-estruturas educativas, desportivas, socioeconómicas e de saúde, no âmbito do modelo de desenvolvimento das regiões do sul.

No mesmo contexto, a delegação espanhola visitou a vila desportiva, a biblioteca municipal, a piscina olímpica, o clube feminino e o pavilhão polidesportivo, além da cidade das profissões e competências, do centro hospitalar universitário e da faculdade de medicina e farmácia.

Finalmente, os jornalistas aproveitaram para visitar a usina de dessalinização de água do mar na comunidade de Marsa, o porto de Laayoune e a unidade de valorização de produtos pesqueiros.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados