sábado, 13 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Foi quarta-feira passada, em Rabat, que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez tem reiterado a posição do seu país em apoio ao plano de autonomia, apresentado pelo Marrocos à comunidade internacional em 2007, para resolver definitivamente a disputa artificial em torno do Saara marroquino. Numa conferência de imprensa no final da sua visita de trabalho ao Reino, que o Sr Sánchez declarou sobre a posição do governo espanhol, a qual foi exprimida no comunicado conjunto adotado, 7 de abril de 2022, e tornado público na conclusão da 12ª sessão da reunião de alto nível Marrocos-Espanha, realizada 2 de fevereiro de 2023.


Por outro lado, o Primeiro-Ministro espanhol sublinhou ainda que a posição do seu país sobre a questão do Saara tem sido claramente expressada ao longo dos dois comunicados, considerando o plano de autonomia como uma base mais séria, realista e credível, capaz de acabar com esta disputa regional.

Por sua vez, a Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, recebeu, o primeiro ministro espanhol, Sánchez no Palácio Real de Rabat, numa cerimónia protocolar  oficial e tradicional.

Tal visita enquadra-se na continuidade da dinâmica lançada, dada a nova fase das relações bilaterais, inaugurada desde o encontro da Sua Majestade o rei Mohammed VI, que Deus o assiste, com o Primeiro-Ministro de Espanha em Abril de 2022, culminando no comunicado conjunto entre os dois países.

Notícias sobre o saara ocidental-Corcas


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados