O Presidente de Corcas tratou com seus anfitriões colombianos sobre os últimos desdobramentos da questão do Saara marroquino a nível da ONU, bem como o processo político desencadeado, graças a iniciativa marroquina de autonomia para a região do Saara.
A este respeito, o Presidente recordou as etapas de implementação do plano de autonomia e as consultas realizadas junto às populações locais, além de diferentes projetos que o plano de autonomia envolve no mundo. Considerando o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos, suportado por todas as resoluções do Conselho de Segurança, desde em 2007, apontado como uma solução séria e credível.
A este respeito, German Blanco Alvarez explicou, num comunicado junto ao MAP, na sequência do seu encontro com o presidente do Corcas, que “não é possível reconhecer o que não existe no contexto internacional”, referendo a rejeição desta política contrária a questão marroquina por parte do Senado colombiano.
O presidente do grupo de amizade Colômbia/Marrocos no Senado colombiano lembrou a este respeito que a aprovação da moção do Senado colombiano na semana passada, apoiando inequivocamente a integridade territorial e a soberania de Marrocos sobre o seu Saara, foi graças a uma maioria esmagadora de 65 membros de 105.
Acrescentando que a tentativa do governo colombiano de reconhecer diplomaticamente um grupo "secessionista e terrorista" desreconhecido pelas Nações Unidas constitui um "motivo de preocupação" pelo Senado colombiano e da Comissão de Relações Exteriores, considerando a visita do Senado colombiano ao Reino visa a reiterar mais uma vez esta posição fortificada.
Tal encontro contou com a participação do Secretário Geral do Conselho, Dr. Maouelainin Ben Khallihenna Maouelainin, e My Ahmed Mghizlat, membro do CORCAS.
-Notícias sobre a questão do Saara ocidental-Corcas