sexta-feira, 7 de Outubro de 2022  
 
Error Ocorreu um erro crítico.
Object reference not set to an instance of an object.

A Guatemala reitera o apoio ao plano de autonomia e à integridade territorial de Marrocos
| 07-10-2022

A Guatemala, em Nova York, reiterou o seu apoio aos esforços de Marrocos para chegar a uma solução política em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino, com base na iniciativa marroquina de autonomia que  respeita a integridade territorial do Reino e soberania nacional.


  

  
| 07-10-2022
A Polisario utiliza crianças como soldados e instrumento de propaganda (Conferência Internacional)

A Frente Polisário, alojada em bases no sul da Argélia, recorre sistematicamente a utilização de menores de 18 anos, como “crianças-soldados, treinados, vestidos com farda militar e armas letais”, integrando-as na suas milícias armadas para realizar atividades de propaganda ou ainda do que eles chamar do programa "férias de Paz”. Isso veio na palavra dos participantes da Conferência Internacional de Psicologia Social, organizada de 5 a 8 de outubro na capital argentina, Buenos Aires.


| 06-10-2022
ONU: Equador apoia uma solução política aceitável para todos no Saara marroquino

O Equador reiterou, perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, o seu apoio a uma solução política mutuamente aceitável em torno da disputa regional sobre o Saara marroquino, de acordo com a Resolução do Conselho de Segurança nº 2602. O representante do Equador nas Nações Unidas salientou que a questão do Saara marroquino “requer uma solução política aceitável, envolvendo todas as partes”, de acordo com a Resolução 2602, adotada pelo Conselho de Segurança em outubro de 2021.

 

| 05-10-2022
O Luxemburgo: o plano de autonomia marroquino para Saara, uma solução mutuamente aceitável” (Comunicado Conjunto)

O Luxemburgo considerou o plano de autonomia, que Marrocos apresentou em 2007, como "uma importante base para uma solução aceitável para as partes", sobre a questão do Saara marroquino. O comunicado  conjunto do "Luxemburgo sobre o plano de autonomia", considerado como uma iniciativa importante para chegar a um consenso, isso veio após as conversas mantidas, terça-feira, em Rabat, do ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e dos Marroquinos residentes no Exterior, Nasser Bourita, com seu homólogo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Europeus do Grão-Ducado do Luxemburgo, Jean Asselborn, o qual está realizando uma visita de trabalho ao Reino.

1. Que pensa do projecto de autonomia do Sara Ociedental proposto pelo Reino de Marrocos?


Votar  Afixar os resultados
 
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2022 - Todos os direitos reservados