sábado, 18 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Argélia é uma parte direta no conflito do Saara marroquino e deve "envolver-se" na busca de uma solução para o problema, afirmou a ministra delegada junto ao ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Sar Mbarka Bouida. Há uma parte direta no conflito que é Argélia e que deve admiti-lo e envolver-se" na busca de uma solução para o problema, tem dito  Bouaida em uma entrevista com a agência de imprensa espanhola "EFE",

 à margem da sua participação quarta-feira, em Madri, na Conferência Ministerial  sobre a Estabilidade e o Desenvolvimento na Líbia.

A ministra sublinhou que o plano de autonomia proposto por Marrocos e que foi qualificado como sério e credível por parte da comunidade internacional, constitui  a "melhor solução" para resolver esse conflito.

Ela ainda explicou que a atual sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, é uma "oportunidade" para explicar a política marroquina em África e promover o Reino como um "plataforma regional" Africano e tendo evocado  também a questão do Sahara.

Marrocos trabalha muito na realidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas e desenvolver as províncias do sul e também implementar a regionalização avançada e o plano de autonomia, informou também Sra. Bouaida.

A ministra tem, também desmentiu a existência de um "desentendimento" entre Marrocos, Enviado pessoal do Secretário-Geral da ONU, Christopher Ross e MINURSO,relevando que o Reino está implicado no processo de regulamento político do Conselho de Segurança.

Ela ressaltou a este respeito que o Reino coopera com a Organizaçao das Nações Unidas para encontrar uma solução consensual entre as partes.

Sra. Bouaida participou quarta-feira â Conferência Ministerial sobre a Líbia, realizada na capital espanhola e com a participação de representantes de 21 países da região, bem como das organizações internacionais.

Ela teve intensas conversações à margem desse encontro, notadamente com o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Bernardino Leon, eo Secretário de Estado espanhol dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Gonzalo de Benito.

- Notícias sobre a questão do Saara ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados