domingo, 5 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A França é ao lado de Marrocos para fazer valer o seu direito no que diz respeito ao Acordo sobre Agricultura, e o conjunto da parceria com a UE

O Secretário do Estado francês para os Assuntos Europeus, Harlem Désir, afirmou segunda-feira que a base do regulemento da questão do Sara "continua sendo o plano de autonomia apresentado pelo Marrocos. As coisas são muito mais claras. " Em um comunicado à imprensa, após as conversações com o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Salaheddine Mezouar, o Secretário do Estado francês, em visita ao reino, enfatizou que as Nações Unidas devem permanecer no papel para ajudar a resolver este conflito.



Referindo-se ao relatório esperado do Secretário-Geral da ONU e do seu enviado especial sobre a questão do Sara, Harlem Désir indicou que "a França espera um relatório que deve ajudar no apaizeguar ", sublinhando ao dizer que " ' é realmente a mensagem que queremos passar ".

A parceria entre a UE e Marrocos "é essencial, estratégica e absolutamente vital para o futuro da Europa e do Mediterrâneo", tendo dito ele, reiterando que a França é " totalmente ao lado de Marrocos ".

A França é o lado de Marrocos na sua abordagem legal para fazer valer os seus direitos, não só no que diz respeito ao acordo sobre a agricultura, mas tambem da parceria económica, política e cultural entre as duas partes, insistiu ele.

Por seu lado, Mezouar  explicou que suas conversas com o secretário do Estado francês foi uma oportunidade para reafirmar a posição consistente e forte da França sobre a proposta marroquina de autonomia para o Sara.

 "Os desvios verbais (Nota do editor: Ban Ki-moon sobre o Sara) foram prigosos e há uma responsabilidade claramente estabelecida", recordou o ministro, expressando o desejo de que o processo encontre o seu curso natural: aquele da negociação, e do papel da Secretaria-Geral ", anotou Mezouar.

"Discoutimos também as questões regionais, particularmente a situação na Líbia e na região euro-mediterrânica", sublinhou o ministro das Relações Exteriores, chamando ainda pelo reforço da acção comum susceptível  de transformar esta região em um espaço de paz, de estabilidade e de prosperidade.

 - Notícias sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados