sábado, 18 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Não podemos pedir a comunidade internacional de continuar a financiar campos pelos quais não soubemos os ocupantes, e sem tomar conta das  diferentes necessidades

Marrocos tem a intenção de participar no briefing dos doadores e do Alto Comissário da ONU para os Refugiados (ACNUR), convocado a favor das populações sequestradas nos campos de Tindouf, sublinhou sexta-feira o embaixador da ONU, Representante permanente de Marrocos, Omar Hilal. "tendemos a participar", declarou ele a imprensa, na sequência da adopção da Resolução 2285 do Conselho de Segurança, prorrogando por um ano o mandato da MINURSO até 30 de Abril de 2017 e, indicando que o HCR pretende organizar em Genebra uma conferência de doadores.




A participação de Marrocos é justificada pela primeira vez pelo fato de que estes "Marroquinos sequestrados nos campos de Tindouf", disse Hilale, acrescentando que este é tambem" porque contribuimos voluntariamente para o orçamento do HCR a hautira de um milhão de dólares por ano ".

O briefing de Genebra oferece também uma oportunidade para colocar de "forma clara e transparente" a questão do censo dos seqüestrados de Tindouf, que é um "imperativo", insistiu Hilale porque "não podemos pedir à comunidade internacional continuar a financiar campos pelos quais não soubemos  quem é dentro, e tendo em conta que as necessidades são diferenciadas em termos de sexo e idade ".

E necessario  também colocar a questão de contas, sublinhou o diplomata marroquino, recordando, a este respeito, que o Parlamento Europeu aprovou em Abril 2015, um resolução exigindo que as contas estejam exigidas de todos aqueles que desviaram fundos " bem como entre os líderes da Cruz  vermelha argelina entre os responsáveis da Polisario ".

A resolução do Parlamento Europeu,  na sequência do relatório do gabinete anti-fraude da União Europeia (OLAF), bem como do Programa Alimentar Mundial e do HCR solicitou que os responsáveis deste peculato estejam trazidos legalmente, lembrou Hilale, lamentando que tal pedido tem sido  simplesmente ignorado pelas autoridades argelinas.

Hilale anotu também que o Conselho de Segurança pediu pela quinta vez na sua resolução aprovada na sexta-feira, o censo da população nos campos de Tindouf.

- Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados