sábado, 18 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O comunicado reafirma o respeito da soberania e da integridade dos países, apelando para a resolução pacífica das crises, e não-interferência nos assuntos internos dos paises, bem como  condenando o terrorismo

 Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente chinês, Xi Jinping assinaram um comunicado conjunto sobre a criação de uma parceria estratégica entre os dois países, reafirmando mais uma vez, o princípio do respeito da soberania, da integridade territorial, comprometendo-se a apoiar os esforços de todos em prol da preservação da paz e da estabilidade nas regiões em questão.

 



A parceria estratégica é um marco no desenvolvimento das relações bilaterais e traz novas oportunidades para a cooperação bilateral em todos os campos, sr Xi declarou, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.

 A China dá sempre uma grande importância as relações com Marrocos e continua a apoiar firmemente os esforços do país para manter a estabilidade nacional e promover o desenvolvimento sócio-económico. China aprecia a adesão de Marrocos à política de uma só China e seu apoio as grandes questões relativas  aos importantes interesses, anotou o Presidente.

 De acordo com o comunicado conjunto, os dois países intensificaram os contactos entre os respectivos chefes de estado, líderes do governo e responsáveis, reforçando assim a comunicação e a coordenação das questões estratégicas e a promoverão da cooperação e o intercâmbio entre os órgãos legislativos e partidos políticos.

 Os dois lados reafirmaram o princípio do respeito da soberania e da integridade territorial para todos os países, comprometendo-se a apoiar os esforços uns dos outros para manter a paz e a estabilidade regional.

Ambos os países chamaram a uma resolução pacífica das crises e dos conflitos internacionais e regionais. Eles se opõem a interferência nos assuntos internos de outros países e a ameaça ou o uso da força, condenando todas as formas do terrorismo.

 A China e Marrocos estabeleceram conjuntamente o consenso da cooperação no âmbito do Fórum da Cooperação sino-paises árabes e bem como no Fórum da Cooperação sino-África, indicou o comunicado.

 De acordo com Sr Xi, a China convida Marrocos a continuar a participar na cooperação entre a China e os países árabes, bem como a Cooperação sino-África, capaz de trazer uma perspectiva mais ampla para o desenvolvimento das relações sino-marroquinas.

 Em matéria de cooperação bilateral, o comunicado conjunto indicou que os dois países vão aprofundar a cooperação no domínio do petróleo e da mineração, da agricultura, da proteção ambiental, da pescas, da construção de infra-estrutura e da comunicação digital, bem como ampliar o cooperação em matéria de energia renovável e do desenvolvimento de uma parceria na indústria, na metalurgia e na eletrônica.

 De acordo com o Presidente chinês, a China é pronta para participar do programa de revitalização industrial em Marrocos e incentivar suas empresas a participar em projectos de construção de infra-estrutura no país.

 China é disposta também a fortalecer o intercâmbio militar e a cooperação nos domínios do turismo e da educação com Marrocos e tendo previsto construir um centro cultural chinês o mais cedo possível neste país, disse Sr Xi.

 A China é disposta a promover a coordenação bilateral e a cooperação em assuntos internacionais, tais como as alterações climáticas para salvaguardar os interesses comuns dos dois países e de outras nações em desenvolvimento, sublinhou o Presidente.

 O Sobernao por sua vez elogiou a amizade tradicional entre os dois países e agradeceu a China por sua ajuda de longa data.

 O rei fez referência as palavras do presidente Xi Jinping, segundo as quais a parceria estratégica projecta uma nova vitalidade para as relações entre os dois países. Marrocos é pronto também para trabalhar com a China para cooperação no sentido de aumentar o comércio e melhorar a infra-estrutura, e a coordenação das questões relacionadas com o desenvolvimento e as mudanças climáticas.

 Sua Majestade o rei começou quarta-feira a sua visita para a China a convite do Sr Presidente Xi, indicou o governo de Marrocos que é pronto para ser um importante parceiro de cooperação da China em África e entre os países árabes.

 Após as conversações, os dois lados assinaram vários acordos de cooperação em diferentes domínios como a justiça, o comércio, a energia, a mineração, as finanças, a cultura e a segurança alimentar.

-Notícias sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados