quarta-feira, 8 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A importância estratégica do dinamismo do desenvolvimento lançado por Sua Majestade o rei  Mohammed VI no Sara marroquino foi destacada nesta segunda-feira durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

 



Durante o debate do Conselho sobre o prosseguimento do Plano Acção da Declaração de Viena, o Representante Permanente Embaixador de Marrocos, Mohamed Aujjar, salientou que as províncias do sul conheceram uma dinâmica política, econômica, social e cultural, suportado  e que confirma o compromisso da população na implementação das políticas de desenvolvimento sócio-económico e cultural na região.

 De fato, ele lembrou que os grandes projectos lançados pelo Soberano durante sua recente visita as cidades saarianas fazm parte dos esforços contínuos do Reino para a transformação do Sara em um forte pólo de desenvolvimento e aberto par a África e o mundo em benefício da população local.

 Enquanto se aguarda uma solução política definitiva e mutuamente aceitável para este conflito artificial com base na iniciativa de autonomia, prosseguiu o embaixador dizendo Marrocos comprometido para com a implementação de seu novo modelo de desenvolvimento.

 Este modelo, explicou, cria e fortalece as condições sócio-económicas e culturais para um Sara desenvolvido e estável, proporcionando as populações locais meios e objectivo plenos no sentido de  gozar de seus direitos humanos.

 Sr. Aujjar indicou ainda que as dinâmicas pioneiras de reformas, iniciadas desdeos anos 90 procederam com a vontade política do Reino, distinguidas pela sua abordagem participativa e consultiva e integrada todos os componentes da sociedade marroquina.

 "A experiência pioneira de Marrocos em justiça transicional no centro da segunda geração de reformas lançadas desde 1999", disse o diplomata, acrescentando que a promoção dos direitos das mulheres e das crianças foram uma prioridade nacional juntamente com a ação social empreendida em particular no contexto da Iniciativa nacional de desenvolvimento humano.

 Essas reformas, acrescentou ele, prosseguidas pelo reforço do papel e dos mandatos das instituições nacionais responsáveis dos direitos humanos, incluindo do CNDH e suas 13 comissões regionais, da delegação ministerial para os direitos humanos e a instituição do Provedor da Justiça.

 O embaixador, por outro lado afirmou que a Constituição adoptada em Julho 2011 colocou as bases de um novo pacto nacional centrado nos direitos humanos, na governança, na regionalização avançada, na pluralidade da identidade marroquina rica e de seus afluentes, a culturais; Hassani.

 -Notícias sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados