domingo, 12 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

14 de agosto de 1979, os marroquinos conviveram com orgulho e satisfação, o retorno à pátria mãe da província de Oued Ed-Dahab, uma data gravada sempre e de forma indelével na memória coletiva nacional como sinônimo de um dia memorável no processo de consolidação da integridade territorial do Reino. A comemoração deste acontecimento histórico, que marcou um ponto de virada decisigem na luta nacional pelo encerramento definitivo do dossiê de ocupação e da consagração da independência, sendo um significado para o povo marroquino inteiro, já que este evento  marcou o fim da presença colonial nas províncias saranianas e constitui um outro épico nacional associado a gloriosa Marcha verde.




Nesta data, correspondente a 20 do Ramadan 1399 da Higria, os Ulemas, notáveis e lideres tribais da província de Oued Ed-Dahab vieram ao Palácio Real em Rabat para renovar suas fidelidades ao falecido Rei Hassan II, que Deus esteja com sua alma, renovando assim com a História ao reafir o seu compromisso inabalável com o glorioso trono Alawite.

Foi um momento histórico imortalizado pelo discurso no qual  o falecido soberano tinha afirmado: "Nós acabamos de receber neste dia abençoado, a sua fidelidade, que preservamos e conservamos precisamlente; como um dever sagrado.

Agora, deve honrar esse juramento. Do nosso lado, faremos também o possivel para garantir sua defesa e segurança e trabalhar incansavelmente pelo o seu bem-estar. Sejam então, meus queridos, bem-vindo em seu país. Seja o Todo-Poderoso, por ter satisfeito todos os seus benefícios, ligado ao sul de Nosso país   a sua patria Norte e ao  restaurar os laços de sangue entre seus filhos ".

Perseverante no caminho traçado por seu augusto pai, o rei Mohammed VI acordando um interesse especial para as províncias do sul; consolidando uma mobilização nacional constante capaz de frustrar todas as conspirações dos inimigos da integridade territorial de Marrocos.

A este respeito, SM o Rei precisou em seu discurso marcando o 17º aniversário da adesão do Soberano ao Trono de Seus gloriosos antepassados ", tendo em vista convidar a todos os cidadãos a permanecer vigilantes e mobilizados para combater as manobras dos adversários  de Marrocos, envejosos pelo desenvolvimento e progresso  que conhece o Saara marroquino. "

E o Soberano de afirmar  que "todas as conspirações, ocultas e desvendadas, não conseguiram para iniciar a determinação e prosseguir a implementação do modelo do desenvolvimento  em nossas províncias do Sul."

"Se alguns tentaram de fazer de 2016" um ano decisivo ", Marrocos conseguiu,
, por sua vez, a fazer " o ano de firmeza "em relação  à preservação da sua integridade territorial", tem dito Sua Majestade o Rei, salientando que Marrocos vai continuar a defender seus direitos e tomar as medidas para combater a derrapagem no futuro.

"Nós não cedemos- a nenhum tipo de pressão ou tentativa de extorsão em um caso que é sagrado para todos os marroquinos", anotou Sua Majestade o Rei durante seu discurso à nação.

De facto, os projetos de desenvolvimento iniciados pelo Soberano na região e as oportunidades da regionalização avançada visam a promover a participação efetiva da comunidade na gestão dos seus negócios, tornando a região do Saara um pólo económico integrado.

O Saara possa assim desempenhar o papel histórico que o pertence, como um ponto de intercessão e do intercâmbio entre Marrocos e sua profundidade africano, tanto com os paîses do norte  como do sul, sublinhou o Soberano.

Em comemoração a este evento que ilustra um episódio épico da saga da luta pela independência, os marroquinos, sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, celebram  os valores de patriotismo e da cidadania capazes para a defesa dos princípios sagrados e  dos constantes imutáveis do reino.


- Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados