sábado, 27 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Myanmar apoia os esforços engajados por Marrocos para chegar a uma solução do conflito e compreende a posição marroquina

O Vice-Ministro  do Myanmar dos Negócios Exteriores e da cooperação, Kyaw Tin, sublinhou terça-feira em Vientiane (Laos), que o seu país não reconhece o pseudo "RASD" contrariamente as alegações dos inimigos de Marrocos. Myanmar apoia os esforços engajados  por Marrocos para chegar a uma solução do conflito e compreende a posição marroquina, declarou Kyaw Tin, durante sua reunião com o ministro delegado junto do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, o Sr. Nasser Bourita, à margem dos trabalhos dos 28 e 29 da Cimeira dos Chefes de Estado da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), realizados aos 6 e 8 de Setembro em Vientiane.

O Ministro do Myanmar, que exprimiu a sua satisfação da assinatura por Marrocos dos instrumentos de adesão ao Tratado de Amizade e da Cooperação da ASEAN, sublinhando que esta parceria abre o caminho para uma maior cooperação entre Marrocos e Mianmar, como parte do Tratado de ASEAN que defende a solução pacífica dos conflitos, a não-interferência nos assuntos internos dos países membros e o respeito da independência e da segurança regional desses países.

Ele também expressou o desejo de seu país para içar as relações marroco- myanmarianas para um nível melhor e mesmo de desenvolver a cooperação política, económica e cultural, acrescentando que Myanmar visa tirar benefício da experiência de Marrocos em vários campos.

Por sua parte, o Sr. Bourita sublinhou a determinação de Marrocos para desenvolver  suas relações com Mianmar em todos os níveis, expressando sua satisfação das etapas alcançadas para esses dois países no sentido de estabelecer um quadro jurídico dessas relações, o que vai, tendo dito, lançar as bases de uma parceria sólida em todos os domínios.

Esta reunião realizada com a presença do embaixador de Marrocos na Tailândia, Camboja, do Laos e do Mianmar, cuja sede em Bangkok, Abdelilah El Hosni, e do Diretor de Assuntos da Ásia e da Oceania, Mohamed Maliki. Sr. Nasser Bourita assinou terça-feira em Vientiane os instrumentos de adesão ao Tratado de Amizade e da Cooperação (TAC) da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Sr. Bourita reuniu-se segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores do Laos, Saleumxay Kommasith. Estas conversações incidiram sobre as relações bilaterais, os últimos desenvolvimentos da questão nacional e a evolução das relações entre Marroco-ASEAN. A ASEAN regrupa dez países, nomeadamente a Indonésia, a Malásia, as Filipinas, a Singapura, a Tailândia, o Vietnã, o Brunei, a Camboja, a Birmânia e o Laos.

- Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados