sábado, 11 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A decisão de pronunciar o discurso da Marcha Verde da capital senegalesa Dakar mostra a escolha de Sua Majestade o Rei Mohammed VI  "falar para a África e os africanos", sublinhou o presidente do Senegal, o Sr. Macky Sall. "Tendo escolhido um país outro que Marrocos, um país Africano, hoje o Senegal, para pronunciar um discurso histórico tradicional, constitui um símbolo da natureza da relação" entre Marrocos e Senegal, enfatizou Sr Sall em um comunicado à imprensa, afirmando que esta iniciativa reflete a "escolha de Sua Majestade para falar a África e aos africanos."


A

Ao exprimir a honra, o Senegal ter acolhido, S. M. o rei Mohammed VI, no quadro de sua turnê africana, o Presidente Macky Sall fez questão de frisar o "simbolismo" desta data que coincide com a celebração da Marcha Verde.

"O simbolismo da data é que Sua Majestade queria, no curso da sua estadia em Dakar, pronunciar seu discurso histórico para um evento histórico, a exemplo da Marcha Verde. E, pela primeira vez fora do território marroquino, ele fez questão de fazê-lo do Dakar ", tem frisado.

O presidente senegalês, acrescentou que trata-se deé "uma marca de amizade,  de confiança feita ao povo do Senegal".

"Eu gostaria, em nome do povo senegalês   exprimî-lo a  nossa gratidão, mas também dizer-lo com toda a estima que o povo do Senegal, ele mesmo e o Governo senegalês teram para com Sua Majestade o Rei Mohammed VI, bem como para o povo amigo de Marrocos" tem dito o presidente senegalês.

A visita de Sua Majestade o Rei, "sai como uma expressão de grande amizade. Não consigo  as palavras, de fato, que convém para caracterizar esta forma de amizade e de amor para o nosso país ", congratulou-se  o Sr. Sall, acrescentando que ele considera também que" Sua M.o. Rei Mohammed VI estar muito ligado ao continente Africano (...), Marrocos é na Africa, mas o fato que o soberano esteja tão regularmente nas savanas da Africa em florestas africanas, nas regiões, nas cidades e nos campos africanos, eu acho que é uma marca de uma escolha que me agrada a sublinhar. "

"Sua Majestade o Rei tem uma visão da África, e de como se deve ser a África de amanhã. Ele tem também umas ambições para o continente ", assegurou o presidente senegalês, acrescentando que várias visitas do soberano no Senegal demonstram as relações excepcionais que existem entre os dois países. "Nós não estamos mais no caso de relações tradicionais diplomáticas.

Estas são relações de um amizade especial  que suportam esta relação bem particular  "entre o Senegal e Marrocos, ele se congratulou ainda o chefe do Estado senegalês.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados