domingo, 12 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O povo marroquino comemora na sexta-feira, o 61º aniversário da Independência, celebrado 18 de Novembro, que é um grande evento na história do Reino, porque ele incarna a vitória da vontade do Trono e do povo contra o colonialismo e o anúncio do fim do período de tutela e  do protetorado. Este aniversário é uma das etapas harmoniosas da história nacional e uma ocasião para o povo marroquino recordar o heroísmo do épico da luta contra o colonialismo, que foi derrotado no seu plano que visa minar o processo da independência da nação e o seu líder.




Ele é, portanto, um dos aniversários patrióticos mais preciosos fortemente enraizadas nos corações dos marroquinos, graças ao lugar especial que este evento tem na memória nacional.

Em comemoração deste aniversário, os marroquinos comemoram uma das imagens épicas do Trono e do povo que se renovam e que suscitam o orgulho com a lembrança de sua glória, cujo significado portador de uma lição, uma moral e uma ética para as gerações, graças à radiação e ao senso superior de luta patriótica.

Graças à vontade do povo marroquino e da sua resistência heróica, sob a liderança do glorioso trono Alawite, ele conseguiu lutar contra as forças coloniais, apesar de os meios pelos quais ele disponha, imponha o reconhecimento de seus direitos legítimos, principalmente o retorno de símbolo da unidade, =o falecido SM Mohammed V e a família real do exílio e a consolidação da independência.

É legítimo que hoje os marroquinos, depois de 54 anos de independência, estejam orgulhosos do que eles têm feito na forma de realizações, de construção e de unidade, de acordo com a famosa citação do falecido rei Mohammed V em seu retorno ao país "Marrocos saiu da pequena jihad para engajar na grande jihad" prosseguindo a batalha de liberação e de realização da integridade territorial.

Assim SM Mohamed V, deu um especial interesse na liberação do Saara marroquino, assegurando o suporte total a constituição do Exército de Libertação do Sul, cuja luta resultou na recuperação da região Tarfaya em 1958. 

Caminhando na trilha de seu augusto pai, o rei Hassan II, que Deus esteja com a sua alma, ele prossegui a batalha para a conclusão da integridade territorial, como tem sido  recuperada na sua época, Sidi Ifni em 1969 e o Saara marroquino em 1975 através da Marcha Verde, e a  integridade territorial tem sido também reforçada com o retorno no 14 de agosto de 1979, da província de Oued Ed-Dahab.

Foi na marcha no caminho da construção que o falecido Rei Mohammed V e o Rei Hassan II, depois dele, foram praticado, se prossegui hoje sob a sábia liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, muitas reformas em diferentes sectores e projectos abertos, em paralelo com medidas para consolidar e preservar a integridade territorial do reino, bem como amplifiar seu avanço civilizacional, em prol da paz, da solidariedade, da tolerância, de justiça e dos valores humanistas universais.


-Notícias sobre a questão do Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados