quarta-feira, 15 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O comunicado Conjunto: Etiópia apoia a decisão de Marrocos retornar a União Africana a partir da próxima Cimeira

Sua Majestade o Rei Mohammed VI, que Deus o assiste, deixou na tarde de sábado a Etiópia acompanhado de Sua Alteza o Príncipe Moulay Ismail, depois de uma visita oficial a este país durante o qual os dois lados tinham publicado um  comunicado conjunto no final desta visita


O comunicado informou "foi reservado a Sua Majestade o Rei e a delegação acompanhante uma recepção calorosa por parte do povo e do governo etíope desde a sua chegada para a Etiópia'

Acrescentando que esta visita reflete os laços de amizade, bem como a vontade, a firmeza e  a determinação de dos dois países para avançar no sentido de fortalecimento das relações bilaterais, além de dois líderes expressaram sua satisfação pelas medidas tomadas pelas partes, a fim de incentivar e promover as relações de cooperação, eles destacaram a necessidade de reforçar ainda mais a cooperação em diversos domînios entre os dois países.
"Sua Majestade o Rei Mohammed VI elogiou o papel essencial desempenhado pela Etiópia no quadro da Entidade governamental do Desenvolvimento (IGAD) e de seu compromisso com a paz, a estabilidade e a integração na região e na África como um todo", acrescentou o comunicado.

A Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn expressou o seu forte compromisso e da Etiópia para a incorporação total dos valores e dos princípios da União Africana. Ele expressou,  ainda, neste contexto, o apoio à decisão de Marrocos para retornar à cúpula da União Africana a partir da próxima Cimeira.

Segue o texto Integral do comunicado conjunto,  

1- 'A convite de Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalagne, Primeiro-Ministro da República da Etiópia Federal democrática, Sua Majestade o Rei Mohammed VI, Rei de Marrocos, acompanhado por uma delegação real de alto nível e membros do mundo dos negócios marroquinos, faz uma visita à República da Etiópia Federal democrática das 18-19 de novembro  de 2016.


 2-Tendo sido reservado para a Sua Majestade o Rei e a delegação que o acompanhou  uma recepção calorosa por parte do povo e do governo etíope desde a chegada de Sua Majestade para este país..


   3-A visita reflete os laços de amizade, bem como da vontade firme e da determinação dos dois países para avançar no sentido do fortalecimento das relações bilaterais.


   4-A Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn, primeiro-ministro da República da Etiópia Alfdrlah, Sua Majestade o Rei Mohammed VI, realizaram conversas profundas e discussões frutíferas nas quais abordaram uma série de questões de interesse mútuo e em relaçao aos ambos países.


5- A este respeito, os dois líderes expressaram  a satisfação pelas medidas tomadas pelas partes, a fim de incentivar e promover as relações de cooperação, destacando a necessidade de reforçar ainda mais a cooperação em diversos  domînios entre os dois países.


   6 – Os dois líderes presidiram às assinaturas deuma série de acordos bilaterais, incluindo os acordos de cooperação,  da promoção e da protecção dos investimentos, bem como a Convenção que visa a evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre o rendimento, além da Convenção do sector agrícola, da promoção do comércio e da dos Direitos Económicos, Científico e Técnico,  e a Cooperação Cultural e acordo sobre serviços aéreos, além de um memorando de entendimento sobre a gestão da água e da irrigação, bem como um memorando de entendimento sobre a formação de hotelaria e turismo.


7-A assinatura do acordo constitui uma plataforma integrada para a produção de fertilizantes na Etiópia com um capital total estimado em US $ 2,5 bilhões numa primeira fase, mas o principal evento nesta visita trata da visão comum de cooperação Sul-Sul, que aspira às partes.


8-Uma reunião conjunta entre empresários marroquinos e etíopes aconteceu à margem desta visita ao Estado tendo em vista descobrir as oportunidades de negócios e de investimentos entre os dois países. Nesta ocasião, foi assinado um memorando de acordo e de cooperação entre as câmaras de comércio dos dois países.


   Os dois dirigentes  chamaram para os dois operadores de negócios em ambos os países a tirar proveito de investimento e de oportunidades de negócios disponíveis e levar a cabo o seu papel vital no fortalecimento das relações e da cooperação entre os dois países irmãos.
 
   9-Os dois líderes disseram que a criação do comitê ministerial conjunto visa coordenar e monitorar a implementação da cooperação entre os dois países, tendo dado a orientação a fim de aprofundar as relações da cooperação entre os dois países, bem como explorar as novas opertunidades que permitem que os dois lados estabelecer uma cooperação benéfica para ambas as partes:


   10- Sua Majestade o Rei Mohammed VI saudou o papel essencial desempenhado pela Etiópia no quadro da unidade governamental para o Desenvolvimento (IGAD) e de seu compromisso com a paz, a estabilidade e a integração na região e na África como um todo.


    11-O Primeiro-Ministro da República da Etiópia Federal democrática, Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn elogiou o empenho e a contribuição de Marrocos para alcançar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento em África. Bem como ele agradeceu Sua Majestade o Rei Mohammed VI por  sua visão que visa a promover a cooperação Sul-Sul - e entre os países africanos, elogiando ainda seus esforços para assegurar a prosperidade do capital humano africano.


12- Sua Majestade o Rei Mohammed VI  felicitou  a inauguração da Embaixada da Etiópia em Rabat e pela nomeação de um embaixador para essa missão diplomática.


    13- As duas partes trocaram pontos de vistas sobre as questões regionais, a segurança política e em diferentes regiões da África. Os dois lideres concordaram a este respeito pela necessidade de dar aos países a pioridade para a resolução de problemas através de meios pacíficos.


    14- Os dois lados saudaram muito a contribuição de agentes dos capacetes azuis marroquinos que trabalham na Etiópia, no quadro das operações de manutenção da paz, da estabilidade e do seu papel no continente.


   15- Sua Majestade o Rei felicitou a Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn pela eleição da Etiópia como membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, saudando ainda seu compromisso em prol da defesa dos interesses dos países africanos e a promoção do diálogo para a solução pacífica das controvérsias.


    16- O rei reiterou para o primeiro-ministro da Etiópia a necessidade para enfatizar seu compromisso em benefício da promoção do desenvolvimento sustentável e da luta contra as mudanças climáticas. Neste sentido, Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn saudou a liderança do reino marroquino, que sediou a cúpula do clima (Cobb 22) e que defende as questões africanas durante este importante evento.


17- Os dois líderes enfatizaram seus fortes compromissos para combater o terrorismo em todas as suas formas e aparenças, e coordenar seus esforços sem reservas para fim de combater a criminalidade transfronteiriça.


  18-Os dois líderes concordaram também em coordenar as suas posições nas instâncias regionais e internacionais para defender e promover a estabilidade regional, bem como para a redução dos conflitos armados e a contenção da luta contra o terrorismo e a promoção de uma cultura de tolerância e  da coexistência pacífica. 


   19- Sua Excelência o Sr. Haile Mariam Ddisalgn expressou seu forte compromisso e da Etiópia para a incorporação total dos valores e dos princípios da União Africana. Ele expressou ainda, neste contexto, o apoio à decisão de Marrocos para retornar à cúpula da União Africana a partir da próxima Cimeira.


   20-Esta visita aconteceu em uma atmosfera amigável e ela reflete a determinação de ambos os países para fortalecer suas relações bilaterais.


   21- Sua Majestade o Rei Mohammed VI expressou a sua gratidão ao Governo e ao povo da Etiópia pela sua recepção calorosa, que lhe  foi reservado e a sua delegação que o acompanhou desde a sua chegada na Etiópia
    
22- A sua Majestade o Rei  dirigiu um convite ao Primeiro-Ministro, Sua Excelência Sr. Haile Mariam Ddisalgn, a fim de realizar uma visita oficial ao Reino de Marrocos numa data a acordar entre os dois lados. O convite apresentada por parte da Sua Majestade o Rei foi aceita' 


Noticias sobre o Saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados