quarta-feira, 15 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Parlamento Europeu denunciou, Quinta-feira, 24 de novembro 2016, uma nova manobra de um eurodeputado do partido verde, que visa introduzir um texto hostil dos direitos humanos no Saara marroquino, em um relatório objeto de uma votação em uma comissão, Durante uma reunião consagrada a exame e a votação de um relatório sobre a implementação da política estrangeira e da segurança comum (PESC) da União Europeia, da Comissão do Parlamento Europeu dos Assuntos Externos, os quais denunciaram o dito texto.




 Esta nova afronta vem uma semana depois de outro revés dos opositores do Marrocos e dos defensores da tese separatista apoiada por Argélia.

A mesma Comissão tinha, de facto, rejeitado na segunda-feira, duas emendas introduzidas sob a pressão sustentada da Eurodeputada, Paloma López Bermejo, no relatório anual de 2015 referente aos direitos humanos e a democracia no mundo e a política da UE em matéria.

Estas emendas, que procedem das ações da Argélia nos corredores do Parlamento Europeu, têm por o objectivo atrapalhar e perturbar o processo da ONU, bem como minar os esforços da comunidade internacional para uma solução política desta disputa.

A rejeição destas emendas reflecte também a doutrina da União Europeia quanta à necessidade de obrar no sentido de uma solução política, justa, duradoura e mutuamente aceitável, conforme o desejo da comunidade internacional que considera a proposta credível, séria e realista de Marrocos para a concessão de um quadro alargado de autonomia para o Saara sob soberania marroquina.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados