segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Presidente Buhari ficou satisfeito pelo desejo de Marrocos reintegrar a União Africana

A Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente da Nigéria, o Sr. Muhammadu Buhari, reafirmaram a determinação de forjar uma parceria conjunta para promover a cooperação Sul-Sul e o desenvolvimento  da África, indicou um comunicado conjunto emitido no final da visita oficial do Soberano para a Nigéria de 1-3 Dezembro de 2016.


Eis a seguir o texto integral do comunicado conjunto:

"1 - Sua Majestade Mohammed VI, Rei de Marrocos, efectuou uma visita oficial à República Federal da Nigéria de 1 a 03 de dezembro de 2016, como parte de sua turnê para os países africanos. A visita foi decidida durante a visita altamente bem-sucedida de Sua Excelência Muhammadu Buhari, Presidente da República Federal da Nigéria a Marrakech, em Novembro de 2016, por ocasião da COP 22.

2 - Os dois líderes mantiveram em uma atmosfera amigável e fraternal, conversações bilaterais durante as quais  os dois líderes reafirmaram sua determinação de forjar uma parceria conjunta para promover a cooperação Sul-Sul e o desenvolvimento em África .

3 - Os dois líderes presidiram a assinatura de um acordo entre o Instituto Chérifien des Fosfatos (OCP) e o Grupo Dangote para a construção de uma fábrica integrada de produção de fertilizantes na Nigéria. Um acordo de cooperação para o reforçamento da capacidade de blending locais e  de ecossistema agrícola, tem sido também  assinado.

4 - Os dois chefes de Estado concordaram em apoiar projectos destinados a promover o desenvolvimento sócio-económico do continente.  Especificamente, eles concordaram de acelerar a implementação da Estrada Trans-AfricanaTânger-Lagos. Eles anunciaram oficialmente também a construção do gasoduto Nigéria-Marrocos e anotaram as oportunidades  implicadas neste projeto. Eles anotaram ainda as  vantagens económicas que vai gerar este projeto integrado, particularmente para os países que traversa o gasoduto.

5 - Sua Majestade o Rei Mohammed VI elogiou a liderança da Nigéria na África do oeste e no conjunto da África. O Rei tem também saudado o presidente Muhammadu Buhari pelo sucessos entregistrado na luta contra o grupo terrorista Boko Haram e prometeu o apoio total e ativo do Reino de Marrocos para a Nigéria no âmbito de seus esforços para erradicar as actividades terroristas do Boko Haram em Nigéria e nos países vizinhos da bacia do lago Chade.

6 - Os dois líderes se congratularam também pelo sucesso da COP 22 e da Ação da Cúpula Africana em Marrakech, o que confirmou o status do Reino como um defensor poderoso das causas africanas, em particular a vontade de Marrocos em promover o desenvolvimento em África.

7- Os dois chefes de Estado expressaram a profunda preocupação da persistência da ameaça da segurança, em particular na região do Sahel, e reafirmando a condenação do terrorismo em todas as suas formas e o engajamento comum para combater o terrorismo e o extremismo violento através de uma abvordagem global, inclusiva e multidimensional.

8. Sua Excelência, o Presidente Muhammadu Buhari prestou homenagem a sua Majestade pela visão da paz, da segurança,  da estabilidade e do desenvolvimento sócio-económico no Marrocos, bem como  da visão de partilhar os benefícios com o resto da África. Ele saudou os esforços de Sua Majestade que visam  propagar uma melhor compreensão do Islã, através da criação de instituições que beneficiam estudiosos muçulmanos e os clérigos da Nigéria.

9 - Sua Excelência, o Presidente Muhammadu Buhari ficou satisfeito ao aprender o desejo de Marrocos reintegrar a União Africana.

10 - Sua Excelência o Presidente Muhammadu Buhari tomou nota da iniciativa de criar uma um Fórum África North-West, e salientou a importância e a relevância de tal fórum. Os dois lados concordaram em aprofundar a sua reflexão sobre esta iniciativa que será uma estrutura flexível  baseada sobre os projectos concretos que visam o desenvolvimento económico e social, e a realização da paz e da segurança duradouras.

11. Durante as discussões, os dois líderes se saudaram pelo interesse  crescente dos investidores de ambos os países nas suas respectivas economias. Eles concordaram em trabalhar juntos para aproveitar o potencial dos investimentos dos dois países para fim de abrir novas oportunidades para aos seus povos. Apelando também para a reativação de uma Comissão Mista Marrocos-Nigéria. A cooperação económica existente entre as comunidades empresariais dos dois países é capaz ainda de encorajar a exploraçao das oportunidades de negócio e de investimento em ambos os países. É a este sujeito que a reunião do Fórum  económico Conjunto dos setores da economia Nigéria-Marrocos foi realizada.

Notícias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados