segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária na quarta-feira em Estrasburgo, rejeitou em bloco uma emenda do relatório anual de 2015 da União Europeia (UE) sobre os direitos do homem hostis a Marrocos. Esta nova manobra, conspirada por um grupo de deputados do Parlamento Europeu, tem sido frustrada graças à justiça da causa nacional e da diplomacia oficial e paralela, forte e dinâmica em prol da estabilidade, da confiança e da credibilidade pelo qual desfruta o Reino.


A rejeição desta emenda por uma maioria esmagadora dos deputados põe fim a qualquer tentativa de introduzir alguma idéia que visa alargar o mandato da MINURSO, no sujeito do qual a ONU tenia dito a sua palavra. Ele refutou as infinitas falsas alegações sobre as supostas violações dos direitos humanos no Saara pretendidos pelos separatistas.

Este revés cruel faz parte de uma sucessão de reveses sofridos pelos adversários da integridade territorial do Reino, algumas semanas após outras votações contra eles nas comissões parlamentares, notadamente aquelas dos Negócios Estrangeiros no Parlamento Europeu.

Em um comunicado dirigido para O MAP desde Estrasburgo, o Presidente da Parlamentar do Gruôo de Amizade Marrocos-UE, Sr. Mohamed Cheikh Biadillah saudou esta nova vitória diplomática do Reino.

 "Esta rejeição é o corolário das realizações que Marrocos realizou incessantemente em muitos domínios", anotou ele.

Ele salientou a necessidade de redobrar os esforços a nível diplomático e trabalhar incansavelmente para defender os interesses nacionais e reforçar as relações com a União Europeia, bem como enfrentar os desafios comuns, em particular da segurança.

Muitos eurodeputados abordados por MAP salientaramp que a rejeição desta emenda por 388 votos reflete a determinação da União Europeia obrar no sentido de uma solução política, justa, duradoura e mutuamente aceitável para a questão do Saara, conforme a comunidade internacional.

Esta solução não pode ser tratada fora de uma autonomia alargada para o Saara sob soberania marroquina que a comunidade internacional qualifica a este justo título de séria, credível e realista.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados