segunda-feira, 29 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A conclusão do Tribunal não põe em causa a legalidade e a legitimidade de Marrocos sobre os acordos internacionais, envolvendo o Saara marroquino

O Reino de Marrocos tomou conhecimento  da decisão do Tribunal de Justiça Europeia, informada na quarta-feira, tendo em vista o acordo agrícola entre Marrocos e a União Europeia.


O Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação declarou que através de seu «acórdão rejeitando o apelo da Frente « Polisário », considerado« inaceitável », o Tribunal de Justiça esteja com isso em conformidade com o acordo das Instituições europeias, considerando que esta entidade não está ligada com os acordos concluídos entre Marrocos e a União Europeia.

Informou o comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, que declarou também  que a Frente «Polisário» foi condenada a suportar todas as despesas exigidas pelo processo.

O tribunal decidiu também, acrescenta a mesma fonte, o cancelamento da decisão do primeiro tribunal, emitido em 10 de Dezembro de 2015, pelo qual Marrocos interpõe o recurso contro esta queixa, e que foi objecto de um recurso interposto pelo Conselho da União Europeia por unanimidade de todos seus Estados-Membros.

Com esta decisão, o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias corrigiu as distrações legais e avaliou as decisões políticas equivocádas, cancelando as conclusões sem consistência do Tribunal da Primeira Instância. e por outro lado,  enfatiza o comunicado, o Reino de Marrocos observou que as conclusões do Tribunal não põe em causa a legalidade e a legitimidade de Marrocos para concluir os acordos internacionais abrangendo a região do Saara marroquino.

Marrocos manifestou a sua total confiança de que a UE continuará a respeitar os seus compromissos e a cumprir todas as suas obrigações no âmbito do acordo agrícola.

Neste contexto, o comunicado anotou que o Reino de Marrocos, forte pelos seus direitos, pronta para prosseguir as discussões com os seus parceiros europeus no âmbito das estruturas da parceria Marrocos -União europeia.

O comunicado concluiu que Marrocos exprimiu o seu reconhecimento para os Estados-Membros da União Europeia que confirmaram sua adesão à parceria entre Marrocos e a União Europeia, e notadamente os países amigos que se envolveram ativamente no processo perante o tribunal.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados