quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

"Esta decisão do Tribunal Europeu de Justiça constitui uma excelente decisão para, não somente para Marrocos, amigos da União Europeia", indicou recentemente o deputado europeu,  Gilles Pargneaux, como também Presidente do Grupo  de Amizade UE- Marrocos- em uma entrevista, cuja  copia foi entregue para a MAP. Comentando a decisão do tribunal, o deputado europeu  afirmou que o Tribunal "rejeitou de fato a Polisario o direito de representar uma entidade hipotética no Saara e recorda o direito internacional, que é no quadro da ONU ocorrem as negociações, levando em conta a proposta marroquina de autonomia ", anotando que esta decisão", portanto, consolida a posição da Europa como um facilitador para fim de permitir essa saída favorável, como uma solução baseada na autonomia proposta pelo Reino de Marrocos, sob os auspícios das Nações Unidas e do seu novo Secretário-Geral , Antonio Guterres. "

 



Para o deputado europeu, esse julgamento é uma " tripla vitória".

  "Esta vitória que vai primeira reforçar as relações económicas entre a União Europeia e o Reino de Marrocos no âmbito do Acordo de Agricultura. Isto irá permitir ainda que ambos marroquinos e europeus  possam desenvolver as suas actividades na agricultura e se aberir como um mercado de futuro promissor. "

 Trata-se também, prossegue o eurodeputado, de "uma vitória que irá fortalecer a nossa parceria indispensável com Marrocos. Além  do domínio essencial de agricultura, a nossa relação com Marrocos será também a cooperação de segurança, o desenvolvimento económico e do emprego. Mais uma vez, precisamos expandir nosso relacionamento nesses domínios, e o que esta decisão irá reforçar: a parceria euro-marroquina  que visa um futuro promissor.

 Finalmente, isso é também uma vitória política contra aqueles que questionam o lugar do Saara sob o Reino de Marrocos, sublinhou ele.

 Por sua parte Rachida Dati, deputada, disse sobre a cooperação entre a União Europeia e o Reino de Marrocos, "graças a estas reformas profundas e corajosas que leva o Rei a cabo, inspiradas numa visão para o nosso futuro comum e animadas numa determinação inabalável, o que deixa Marrocos agora como um modelo de desenvolvimento em processo com os valores e os projectos apoiados pela União ".

 Em uma carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker sobre a necessidade de reforçar a relação privilegiada que une a UE e o Reino, Sra Dati concluiu que "o Reino pode ser uma ligação entre o Europa e África, parceiro eficaz e, em particular, na luta contra o terrorismo e a radicalização. "

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados