segunda-feira, 6 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Câmara  Criminal do anexo do Tribunal de apelo do Salé  prosseguiu nesta terça-feira o exame do caso dos acusados nos trágicos acontecimentos de Gdim Izik.

Durante este tempo, os advogados representantes a parte civil  e os réus no contexto dos acontecimentos  do Gdim Izik foram qualificados de "positivo" o fato e que as condições para um julgamento equitativo estejam  reunidas neste presente caso. Sr Abdellatif Ouahbi, advogado da parte civil, sublinhou que "o fato de que as condições estejam reunidas para um julgamento justo é uma coisa positiva a saudar", anotando, no entanto, "uma maior flexibilidade por parte da justiça na direção dos acusados  na medida em que eles desfrutam de todas as condições de um julgamento equitativo, uma vez  que existe uma violação dos direitos da parte civil. "


"O princípio da imediação exige a rapidez, tanto a favor dos réus que da parte civil, enquanto  o atraso do julgamento do caso não beneficia a nenhuma parte", disse ele, chamando para que "a justiça esteja equitativa a favor de todas as partes."

Por sua parte, o Sr. Mohamed Messaoudi, da parte da defesa dos acusados, disse que a audiéncia de segunda-feira se inscreve  nos procedimentos da preparação do processo, enquanto aquela de terça-feira vai ser consagrada  à apresentação dos relatórios  da defesa nos termos do artigo 232 do código de processo penal.

Ele tem, nesse sentido, esperado que todas as partes, lado da defesa e do tribunal aplicararem a lei e que todas as condições de um processo equitativo estejam reunidas .

Em uma declaração semelhante, a advogada colombiana Norma Caballero tem, por sua vez, assegurado que todas as garantias e direitos sejam reunidas para todas as partes, neste caso, acusados, pate  civil e as vítimas ", saudando o bom prosseguimento da audiência.

"Na Colômbia, somos habituados a este tipo de casos. Aqui em Marrocos, temos constatados  um alto nível de profissionalismo, do respeito pelas partes e os advogados sao na autora", anotou ela.

Atartour Mohamed, Presidente da Associação de coordenaçãodas das famílias  e dos amigos das vítimas do Gdim Izik anotou a grande solidariedade por  parte de vários advogados estrangeiros, aqueles que se disponibilizaram para apoiar as famílias das vítimas, expressando o desejo de ver este caso  concluir nos breves tempos  para colocar um fim ao "sofrimento das famílias e das vítimas."

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados