quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A esmagadora maioria dos países africanos que suportaram na segunda-feira 30 de janeiro, o regresso de Marrocos à União Africana, na margem da primeira reunião plenária da 28ª sessão da Cimeira da União Africana, que se realizou  em Addis Abeba, capital da Etiópia. De acordo com a Presidência da Comissão Africana, 39 Estados já exprimiram os seus apoios ao retorno de Marrocos à União. Este retorno suscitou uma onda de boas-vindas e de entusiasmo tanto ao nível Africano como fora do Continente Africano, Europa e América. Nas seguintes reações registradas  terça-feira, o dia da entrada oficial do Reino à UA, e depois do discurso da SM o rei diante de seus pares africanos em Addis Abeba.

 



O presidente da UA saudou o conteúdo do discurso do rei Mohammed VI  diante da cimeira Africana

 O Presidente guineense e o actual Presidente da União Africana (UA), Alpha Condé, prestaram terça-feira em Addis Abeba, uma homenagem ao Rei Mohammed VI, acolhendo o conteúdo do discurso do soberano diante do topo africano.

 Sr Conde, que interveio na cerimónia de encerramento da Cimeira da 28 da UA, afirmando que o rei Mohammed VI "chamou com seu coração" à cimeira onde a "África deve tomar o seu destino nas mãos".

 O Presidente guineense que presidirá a presidência da UA para os próximos doze meses, anotou que a organização pan-Africana "deve contar com sua própria força" para satisfazer os seus múltiplos desafios.

 A União Europeia: o retorno de Marrocos reforça a unidade do continente Africano

 A União Europeia manifestou nesta terça-feira sua "impaciência" de trabalhar com Marrocos para consolidar a parceria da UE com a África, após o retorno de Reino dentro da União Africana.

 "Estamos ansiosos para trabalhar com a União Africana e Marrocos e para consolidar o crescente parceria da UE com a África '', declarou o porta-voz do chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

 A União Africana e Marrocos são "parceiros-chave '' para a União Europeia, assegurou ele, anotando que" a cooperação e a integração regional são cruciais para a prosperidade, a estabilidade e a paz ' .

 Para a UE, o retorno de Marrocos no seio da UA "reune todo o continente Africano no seio da sua organização regional, '' acrescentou o porta-voz.

 Washington saudou a  forte "liderança " de Sua Majestade o Rei

 Os Estados Unidos da América felicitou Marrocos pelo seu retorno à União Africana (UA) e congratulou-se, a este respeito, a forte "liderança " de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, sublinhou  terça-feira o Departamento de Estado em uma reacção para MAP-Washington.

  Os EUA "felecitaram " Marrocos pelo seu retorno à União Africana, indicou a diplomacia norte-americana, sublinhando que "a forte liderança do rei Mohammed VI e o governo de Marrocos permitiram ao Reino encontrar  seu lugar de direito dentro da família institucional do continente Africano ".

  E de afirmar: "Nós acreditamos que o retorno de Marrocos à União Africana irá contribuir positivamente para uma maior integração económica, política e social na África, e para a estabilidade e a segurança do continente."

 O Presidente do Ruanda: Com o retorno de Marrocos, a África torna-se o maior e o mais forte

 O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, elogiou terça-feira em Addis Abeba, o retorno de Marrocos na União Africana (UA), sublinhando que esse retorno vai reforçar as fileiras africanas.

 Em um comunicado à imprensa, Sr Kagame acolheu favoravelmente o conteúdo do discurso do rei Mohammed VI pronunciado diante da 28ª Cimeira da UA, realizada na capital da Etiópia, anotando que este discuro real demonstra o papel federador ou unificador de Marrocos.

  "Com o retorno de Marrocos, a África se torna cada vez maior", declarou ele, sublinhando que o retorno do Reino "é um trunfo importante" que os países africanos devem explorar para reforçar a sua unidade e solidariedade .

 O Presidente do Burkina Faso: O discurso da SM o rei é "uma mensagem positiva" para a África

O Presidente do Burkina Faso, Sr. Roch Marc Christian Kaboré congratulou-se pelo conteúdo do discurso de terça-feira da Sua Majestade o Rei Mohammed VI pronunciado diante da 28 cúpula  da União Africana (UA), realizada em Adis Abeba, qualificando-o de uma "mensagem positiva" para a África.

 O Presidente do Congo o discurso do rei " é portador de esperança" para a África

 O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, saudou terça-feira em Addis Abeba, o conteúdo do discurso histórico da Sua Majestade o Rei Mohammed VI , pronunciado na 28 cúpula da União Africana (UA), qualificando-o de um discurso "cheio de esperança" para a África.

 França saúda o "retorno histórico" de Marrocos na União Africana

 "A França saúda o retorno histórico do Reino de Marrocos na União africana

 "A França saúda o retorno histórica do Reino de Marrocos na União Africana, onde tem o seu lugar", declarou o porta-voz do ministério francês das Relações Exteriores, Romain Nadal.

 "Trata-se de uma étapa importante para a unidade, a estabilidade e o desenvolvimento do continente Africano", sublinhou ele

 A França está a "disposição de todos os países africanos para trabalhar juntos no sentido de  alcançar esses objetivos", acrescentou Nadal.

 Espanha felicita Marrocos pelo seu retorno à UA

 O governo espanhol felicita Marrocos pelo seu retorno à União Africana (UA) e bem como da Organização e da decisão tomada nesse sentido durante a sua 28 cimeira  em Addis Abeba, indicou o Ministério espanhol dos Negócios Estrangeiros e da cooperação.

 "O governo espanhol exprimiu a sua grande satisfação diante desta decisão, dadas as excelentes relações entre a Espanha e Marrocos, um país vizinho e parceiro estratégico, bem como e com a União Africana, interlocutor essencial no continente Africano", acrescenta mesma fonte em um comunicado recebido terça-feira pela MAP.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados