quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Presidente Salva Kiir Mayardit: a questão do Saara é diferente na sua gênese e na sua natureza jurídica e política daquela do Sudão do Sul

Após sua participação histórica na 28ª sessão da Cimeira da União Africana, em Addis Abeba, Sua Majestade o Rei Mohammed VI fez uma visita oficial no dia 01 e 02 do mês corrente de fevereiro, para a República do Sudão do Sul, que é a primeira efetuada  pelo Soberano a este país da África do leste. Durante esta visita, Sua Majestade o Rei mantém contatos e conversas diretas com o presidente Salva Kiir Mayardit no palácio presidencial em Juba.


Os dois líderes também presidiram a cerimônia de assinatura de nove acordos e memorandos de entendimento em sectores-chave, incluindo a Convenção relativa à construção da nova cidade em Ramciel.

Os outros acordos e memorandos de entendimento abrangeram os setores de agricultura, de energia, de mineração, de petróleo, de indústria, de investimento, de luta contra a evasão fiscal, de formação profissional e de parceria económica entre a comunidade empresarial.

Esta visita concluiu pela assinatura de um comunicado conjunto a seguir o seu texto integral:

 "1. Através do convite de Sua  Presidente Salva Kiir Mayardit, da República do Sudão do Sul, Sua Majestade o Rei Mohammed VI de Marrocos efetuou uma visita oficial a Juba pelos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2017. Sua Majestade o Rei Mohammed VI foi acompanhado por uma delegação de alto nível.

2..  A visita de dois dias simboliza o compromisso de Sua Majestade o Rei Mohammed VI e de S.E, o General Salva Kiir Mayardit, Presidente da República do Sudão do Sul, aos valores do pan-africanismo, da solidariedade e da fraternidade, refletindo a forte vontade de Marrocos para contribuir para a consolidação da estabilidade e do processo de construção da paz no sul do Sudão.

3. : Durante as conversações, o Presidente Salva Kiir Mayardit e Sua Majestade o Rei Mohammed VI se saudaram pelos laços de amizade entre os dois países e expressaram seus compromissos pela consolidação das fortes relações bilaterais entre Marrocos e os Sudão do Sul.

4. ; Os dois Chefes de Estado identificaram uma série de setores susceptíveis de dar o impulso esperado ao desenvolvimento das relações entre os dois países, expressando sua determinação de promover a cooperação Sul-Sul; mutuamente benéfica e geradora de riqueza, inclusive por meio de mecanismo triangular da mobilização de fundos para o desenvolvimento internacional e apoiar os conhecimentos necessários capaz de gerar o desenvolvimento sustentável e de melhorar as condições de vida das populações locais num momento em que o Sudão do Sul luta para superar os desafios.

5:. Os dois Chefes de Estado co-presidiram a cerimónia de assinatura dos acordos e os memorandos de entendimento em áreas-chave. Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente Salva Kiir Mayardit participaram da cerimônia de assinatura da Convenção sobre a construção da nova cidade em Ramciel. Os outros acordos e os memorandos de entendimento abrangeram os setores da agricultura, da energia, da mineração, do petróleo, da indústria, do investimento, da luta contra a evasão fiscal, da formação profissional e da parceria económica entre a comunidade empresarial. Estes acordos abrem novos horizontes de cooperação entre os dois países nos sotores acima referidas.

6.. Neste contexto, Sua Majestade o Rei tem assegurado o compromisso do presidente Salva Kiir Mayardit e o prontidão de Marrocos para partilhar a sua experiência com o Sudão do Sul nos domínios da segurança e do desenvolvimento económico e social, para fim de contribuir para a estabilidade e o desenvolvimento desta nova nação.

7.. Sua Majestade o Rei Mohammed VI saudou o recente apelo da Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit que chamou para um diálogo nacional, qualificando-o como iniciativa ousada para a realização do objectivo da União Africana e iliminar as guerras até 2020 e a criação de um Sudão do Sul estável, desenvolvido e próspero.

8.. Durante esta visita, Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o presidente Salva Kiir Mayardit co-presidiram a inauguração e o lançamento de cerimônias de vários projectos de desenvolvimento humano; o qual foi iniciado no Sudão do Sul por Marrocos, e isso reflete de modo concreto a solidariedade de Marrocos com o povo do Sudão do Sul. Neste sentido, os dois chefes de Estado abriram oficialmente o hospital medical e cirurgical de campanha implantado eml Juba pelas Forças Armadas Reais (FAR) para fornecer serviços médicos à população.

9. Os dois Chefes de Estado visitaram também o armazém da ajuda humanitária fornecida pelo Reino de Marrocos. Nesta ocasião, Sua Majestade o Rei Mohammed VI distribuiu uma amostra desta assistência a um número de pessoas deslocadas internamente.

10. Além disso, durante a visita dos dois chefes de Estado ao principal hospital de Juba, Sua Majestade o Rei apresentou uma doação de materiais e de equipamentos médicos, generosamente concedido pela Fundação Mohammed VI para o Desenvolvimento Sustentável.

11. Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit saudou a visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI pelo reforçamento da cooperação inter-Africana e Sul-Sul, e dos esforços do Soberano para preservar a paz, a estabilidade e promover a prosperidade do continente.

12. Apesar de considerar que a questão do Saara é diferente em sua gênese e sua natureza jurídica e política daqueles do Sudão do Sul, Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit reconhece os esforços da ONU para alcançar uma solução política em torno da disputa regional, sobre o Saara. O Presidente saúda os esforços sérios e credíveis de Marrocos.

13. Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit felicitou também a Sua Majestade o Rei Mohammed VI de Marrocos para a reintegração no seio da UA e saudou ainda o apoio de Marrocos por uma esmagadora maioria de países africanos. Da mesma forma, Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit destacou o papel de Marrocos e da sua contribuição efetiva para o desenvolvimento, a unidade e a estabilidade do continente.

14. Os dois Chefes de Estado salientaram o importante papel das organizações regionais sub-saarianas relevantes, nomeadamente da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e a Comunidade do Leste Africano (EAC), e e na implementação de estratégias de desenvolvimento sustentável na região da África de leste.

15. Os dois Chefes de Estado congratularam-se com o processo de integração iniciado pelos dois agrupamentos sub-regionais. A este respeito, Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit se felicitou do grande potencial de Marrocos para contribuir para o desenvolvimento da estabilidade da África do leste e no seu conjunto, e ele apelou para o reforço das relações entre Marrocos e a região da África do leste.

16. Sua Majestade o Rei Mohammed VI expressou seu apreço e gratidão pela calorosa hospitalidade oferta a Sua Majestade e a delegação que o acompanha durante a sua estada na República do Sudão do Sul.

17. O Presidente Salva Kiir Mayardit expressou a gratidão do governo e do povo do Sul do Sudão para a Sua Majestade o Rei Mohammed VI e para o povo marroquino e desta visita real e das doações médicas e humanitárias. Ele exprimiu também a sua gratidão especial a Fundação Mohammed VI para o Desenvolvimento Sustentável.

18. Na conclusão da sua visita, Sua Majestade o Rei Mohammed VI convidou a Sua Excelência o Presidente Salva Kiir Mayardit para uma visita oficial ao Reino de Marrocos. O Presidente aceitou o convite com prazer, cujas datas a serem determinadas através dos canais diplomáticos ".

-Notícias sob questão sobre o Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados