quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A União Europeia (UE) vai tomar as medidas apropriadas para assegurar o acordo agrícola e preservar a parceria com Marrocos, lemos em uma declaração conjunta da Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Federica Mogherini e do Ministro delegado dos Negócios Estrangeiros, Nasser Bourita publicada após a reunião, terça-feira em Bruxelas.

 


Este encontro foi "dedicado ao desenvolvimento das relações entre o Reino de Marrocos e a União Europeia", precisou a declaração conjunta, acrescentando que o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker fez parte desta  reunião.

 A reunião, prossegue a mesma fonte, deu continuação a declaração conjunta de 21 de Dezembro, a Alta  Representante e do Sr. Salaheddine Mezouar, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, na sequência da decisão do Tribunal de Justiça Europeu sobre Acordo agrícola entre a UE e Marrocos.

 A declaração conjunta salientou que "Marrocos é um parceiro fundamental da União Europeia e da Europeia, e também para Marrocos", afirmando que "as duas partes continuam comprometidos com essa parceria e empenhados a defendê-la."

 "A parceria entre a UE e Marrocos é o resultado da construção paciente de quase um meio século, um modelo de parceria, rico e multidimensional", anotou  a declaração conjunta, sendo que os dois lados estão " determinado a preservar e a desenvolver em diferentes dimensões. "

 Ambos os lados, indicou a declaração, "reconhecem a importância de manter as relações comerciais estáveis" e "concordam que as equipes técnicas  vão se reunem em breve para desenvolver em detalhe o caminho a seguir."

 A declaração conjunta salienta que "as discussões entre a UE e Marrocos vão continuar em um clima de serenidade e de confiança mútua, para chegar a acordo sobre as medidas necessárias para a continuação e o desenvolvimento das relações entre as duas partes, notadamente na agricultura. "

 Enquanto se aguarda a conclusão destas discussões, precisou o texto "as  medidas apropriadas serão tomadas, se necessário, para garantir a implementação do livre comércio de produtos agrícolas industrializados e dos produtos da pesca entre a União Europeia e Marrocos em vigor e de preservar as conquistas da parceria neste domínio ".

 Recordando a importância estratégica das suas relações, os dois lados exprimiram suas "vontades de retomar o trabalho e de expandir a cooperação em todos os domínios de interesse comum", segundo a declaração conjunta.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-


 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados