quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O comunicado conjunto culminou com a visita oficial de Sua Majestade o Rei para a República do Gana

A volta de Marrocos para a sua família institucional da África vai, inevitavelmente, beneficiar o continente, possibilitando uma maior dinâmica para a União Africana.


Presidente do Gana reiterou num comunicado conjunto, que culminou com a visita oficial de Sua Majestade O rei Mohammed VI para a República do Gana, enfatizando que "o retorno de Marrocos vai, inevitavelmente, beneficiar o continente e possibilita uma maior dinâmica para a União africana."

Segue o texto do Comunicado conjunto, que culminou com a visita real:

1 - O convite do Presidente da República do Gana, Sr. Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, para a Sua Majestade o Rei Mohammed VI para efetuar uma visita oficial à República do Gana, de 16 a 18 de fevereiro de 2017.

2. Sua Majestade o Rei tem sido acompanhado por uma delegação de alto nível, incluindo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, das finanças, das energias, do comércio e indústria e da agricultura, alem de uma equipe de atores  no setopr privado e responsáveis executivos do governo.

3 – Foi reservado para a delegação marroquina uma recepção calorosa por parte do governo e do povo de Gana.

4. Durante a sua visita oficial, os dirigentes dos dois países mantiveram conversas produtivas em uma atmosfera amigável, bem como os ministros de ambos os países mantiveram também conversações bilaterais. Ambos os lados sublinharam a necessidade de reforçar e diversificar a cooperação bilateral em todos os setores, notadamente  nos lados econômicos e comerciais.

5 - A Sua Majestade o Rei Mohammed VI e o Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo saudaram a realização da primeira  Comissão Conjunta em Rabat de 11 e 12 de Fevereiro de 2015, eles concordaram em desenvolver mecanismos de cooperação no sentido de uma verdadeira parceria entre os dois países.

6. Sua Majestade o Rei Mohammed VI felicitou o Gana sobre a sua política em matéria de investimentos que tornou o país uma importante passarela para o investimento estrangeiro direto no continente. Os Dirigentes dos dois países insistiram sobre a necessidade de desenvolver uma verdadeira parceria econômica que une entre o sector público e privado,.

7 – O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo elogiou a contribuição de Marrocos para o desenvolvimento e a estabilidade da região do Oeste Africano e apelou para a consolidação das relações entre Marrocos e a Comunidade Económica dos Estados Oeste Africano.

8 – Os líderes dos dois países discutiram os assuntos regionais e internacionais, cujos  interesses comuns saudando a convergência das posições dos dois países sobre questões internacionais. Eles identificaram uma série de setores os quais podem dar um novo impulso à cooperação entre o Gana e o Marrocos, como o caso do transporte, do turismo, da energia, do comércio, da pesca e da agricultura.

9. A Sua Excelência o Presidente do Gana felicitou a Sua Majestade sobre a eleição realizada por Marrocos em 07 de outubro de 2016, em uma atmosfera tranquila que confirmou inteiramente o sucesso das reformas constitucionais, lançados por Sua Majestade o Rei em 2011. o Presidente da Gana felicitou a Sua Majestade o Rei pelo Prêmio atribuído por Nelson Mandela pelo ano 2016, bem como pela sua liderança típica, reconhecida amplamente no continente Africano.

10. Por sua parte, Sua Majestade saudou a Excelência Presidente do Gana pela ocasião de assumir o cargo o mais alto da Presidência da República do Gana, Sua Majestade apontou ainda a sua vitória impressionante  nas eleições do dia 07 de dezembro de 2016 que veio para confirmar a confiança depositada em sua pessoa pelo povo do Gana, testemunhando a firmeza e o compromisso em prol deste povo.

11 - Os dois líderes reconheceram os prestigiados relações de amizade entre o Gana e o Marrocos, que remonta ao período da luta pela libertação da África, quando os dois pais fundadores dos dois países uniram suas forças para  resistir contro o colonialismo.

12 - Os dois líderes enfatizaram seus compromissos fixos e determinantes em reforçar a cooperação ainda mais para incluir muitos outros assuntos de interesse comum. Eles concordaram também em manter conversações regulares a nível de altos executivos e para que cada um deles possa apoiar uns aos outros durante a eleição em fóruns multilaterais.

13. O Presidente da República do Gana, Sua Excelência Sr. Nana Akufo Addo felicitou a Sua Majestade pela volta de Marrocos a família institucional africano, reafirmando que o retorno de Marrocos, inevitavelmente, vai beneficiar o continente e leva a uma dinâmica maior para a União africana.

14. Os líderes dos dois países condenaram o terrorismo e o extremismo radical em todas as suas formas e reafirmando o seu apoio aos esforços regionais e internacionais para combater este flagelo.

15 – O dirigentes dos dois países expressaram a satisfação pelo o novo impulso da Comunidade dos Estados Sahelo-Sarianos, eles concordaram em unir os seus esforços em prol desta organização regional, possibilitando-a desempenhar plenamente o seu papel nos domínios de paz, de segurança e e estabilidade e do desenvolvimento de seus países membros, particularmente na região do Sahel.

16. O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo expresou o desejo do Gana realizar um Fórum  Norte-Oeste Africano que visa a reforçar as consultas entre os Estados-Membros em relação a questões de interesse comum nos domínios político, económico e social. Isso tem por objectivo levar a cabo as estratégias holísticas conjuntas e a realização do desenvolvimento humano e sustentável para a região. A este respeito, todos os países que travessa o gasoduto possam beneficiar. Isse gasoduto ligará entre a Nigéria e o Marrocos depois que este projeto esteja concluído a sua construção. Os comandantes dos dois países consideram que este gasoduto é um símbolo da cooperação Sul-Sul e que os países africanos devem promovê-lo, a fim de garantir o estabelecimento de um modelo Africano de Desenvolvimento, como chama a Sua Majestade o Rei.

17 - Durante a sua visita oficial, a Sua Majestade o Rei Mohammed VI foi condecorado por "Portado da estrela de Gana ", considerado a mais alto condecoração de Gana, concedida pelo Presidente da República para as personalidades ilustres, a Sua Majestade foi condecorado com o colarinho da República do Gana, uma parte do tissido simbolizado(Quinti), e Sua Majestade, por sua vez, condecorou o presidente com a medalha Mohammadi, a mais alta condecoração que o reino concede. Alem disso a Sua Majestade o Rei ofereceu muitos presentes  ao Presidente Akufo Addo.

18 - O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo e Sua Majestade o Rei Mohammed VI assistiram a um memorando de entendimento e de acordos de interesse que envolvem vários setores, tais como a agricultura, a indústria, as finanças, bem acordo da exclusão da dupla tributação. Os dois países chamaram alem disso para uma parceria objetiva.

19 - Na conclusão de sua visita, a Sua Majestade expressou o seu apreço e a sua gratidão pela calorosa recepção, que foi reservada para o rei e a sua comitiva; a Sua Excelência o Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, o governo e o povo ganense.

20. A Sua Majestade o Rei Mohammed VI, de Marrocos dirigiu um convite a Sua Excelência o Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, Presidente do Gana, para uma visita de reciprocidade a Marrocos o mais rapidamente possível  e em uma data a ser  acordada por via diplomática. O Presidente da República do Gana aceitou este convite. "

Notícias para o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados