sexta-feira, 17 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

As Nações Unidas, através de seu porta- voz, o Secretário-Geral, ele congratulou-se, segunda-feira, a decisão de Marrocos por se retirar unilateralmente da zona de Guergarate, qualificando essa abordagem de "positiva". "Evidentemente, saudamo-nos esta decisão, e nós vemos isso como uma abordagem positiva", sublinhou Stéphane Dujarric durante seu briefing quotidiáno, acrescentando que a ONU "Espera ver um apaziguamento geral das tensões."

Ele tomou a precisar que "hoje, os observadores da MINURSO confirmaram  que os elementos armadas marroquinas se retiraram" de Guergarate, reiterando que "o Secretário-Geral tem saudado essa retirada."

Sob as altas instruções da Sua Majestade o Rei Mohammed VI, o Marrocos iniciou domingo uma retirada unilateral da zona de Guergarate do Saara marroquino.

Esta abordagem dá o prosseguimento ao comunicado, divulgado sábado pelo porta-voz do Secretário-Geral da ONU sobre a grave situação na zona.

Marrocos, que tomou nota deste comunicado, dando prosseguimento as recomendações e as decisões do Secretário-Geral que foram conforme o direito internacional, destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Esta declaração, sublinhou o ministério, dá o prosseguimento na sequência da conversa telefónica de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, com Antonio Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas do dia 24 de fevereiro do ano corrente, acrescentou a fonte.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados