sábado, 18 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Através de seu modelo do desenvolvimento para as provínicas do Saara, Marrocos engajou enormes esforços para promover suas províncias do sul para que elas acompanhem a dinâmica do desenvolvimento generalizado do Reino, sublinhou o ex-ministro das Relações Exteriores do Peru, Luis Gonzalez Posada. Em uma declaração junto à MAP, Sr. Posada como ex-Presidente do Congresso peruano, enfatizou que a mobilização de cerca de 7 bilhões de dólares para a implementação dos projetos do desenvolvimento das províncias do sul do Reino traduz os enormes esforços de Marrocos que não dispoe de recursos naturais, como o petróleo e o gás, para promover ainda mais estas províncias que vivem atualmente em uma nova era de desenvolvimento e prosperidade.


Estes investimentos possibilitam fundamentalmente o sucesso das políticas socioeconómicas  e  da integração, principais fases do desenvolvimento nos setores da educação, da ciência e cultura, notadarmente em termos de direitos humanos, anotou ele.

Marrocos é um dos poucos países a não ter sido impactados pelos distúrbios e atos de violência que sacudiram vários países da região porque o Reino, segundo o Sr. Posada, ele foi capaz  iniciar as reformas constitucionais a tempo.

O ex-ministro da Justiça do Peru saudou as reformas constitucionais importantes realizadas pelo Reino sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, destacando o trabalho do Soberano para fortalecer a cooperação entre o Marrocos e os países latino-americanos.

Reagindo à discussão terça-feira na sede da ONU sobre o Financiamento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Sr. Posada saudou a posição expressa pelo Embaixador, Representante Permanente do Marrocos junto ás Nações Unidas, Omar Hilale, sobre a situação na Venezuela.

"Este é, sem exagero, um passo histórico porque é a primeira vez que um país Africano expressa e firmemente,  sua  posiçao diante de uma ditadura latino-americana desrespeitando sistematicamente os direitos humanos e levando os jovens manifestantes para as prisões ", tem dito ele.

Ele acrescentou que "o governo venezuelano comete genocídio social e leva o país à pobreza e a miséria cujas taxas da inflação sao as mais altas, além da elevada percentagem de homicídios devido a atos de violência e escassez dos produtos alimentares de base e os medicamentos " prossegue ele, observando que" em tais circunstâncias, o presidente Nicolas Maduro tem militarizada o país e tem rejeitado qualquer apelo ás eleições locais, provocando uma forte condenação interna e externa ".

Sr. Hilale deplorou durante uma discussão na sede da ONU  o financiamento dos ODD que a Venezuela, país o mais rico da América do Sul, condena o seu povo à miséria por causa da captura de sua riqueza por oligarquia ditatorial Chavista.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados