sábado, 18 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A Comissão de Relações Exteriores do Senado da Colômbia reiterou o seu pleno  apoio aos esforços engajados pelo Reino de Marrocos na busca de uma solução para a questão do Saara, com base na iniciativa marroquina de autonomia apresentada pelo Reino para pôr um termo definitivo para o conflito que perdurou desde quatro décadas. Este anúncio foi feito na sequência da adopção pela Comissão durante uma reunião ordinária realizada na semana passada, base de uma resolução reiterando o apoio geral do Senado colombiano pelos esforços do Reino de Marrocos desde 2007, buscando uma solução política, definitiva e consensual através da iniciativa marroquina de autonomia para a região do Saara.

 


A iniciativa marroquina foi descrito como "importante, séria, credível e realista" pelo Conselho da Segurança das Nações Unidas e pela comunidade internacional.

 A comissão, presidida pelo senador Jaime Duran Barrera, saudou a adopção, 28 de abril de 2017, pelo Conselho da Segurança da Organização das Nações Unidas e pela unanimidade de seus membros  em relaçao à resolução 2351 sobre a questão da Saara, que estende até 30 de Abril de 2018, o mandato da MINURSO, no âmbito estrito da sua missão atual.

 Em relação à situação humana que prevalece nos campos de Tindouf, os senadores signatários expressaram a grande preocupação  quanto à persistência de graves violações dos direitos humanos por parte da Polisário, notadamente no que diz respeito  à restrição da liberdade de movimento, de expressão e de manifestação.

 Além disso, a Comissão manifesta a sua preocupação com a existência de práticas desumanas extremamente graves, como o sequestro, a tortura e a repressão contra as pessoas detidas nos campos de Tindouf cujas vítimas são em grande parte crianças e mulheres .

 E de considerar ainda que é extremamente urgente coordenar os esforços para salvaguardar a estabilidade e garantir a segurança na região do Magrebe e do Sahel, para combater as ameaças terroristas e a disseminação de redes de todos os tipos de tráfego.

 Só uma solução política negociada, que preserve a integridade territorial de Marrocos, é capaz de promover a paz e a estabilidade na região, sublinhou n o texto da resolução publicado no site oficial do Senado colombiano.

 A nível bilateral e de parte os laços de amizade e de fraternidade existentes entre as duas nações, os senadores colombianos saudaram as excelentes relações que  existem entre os dois países desde 1979 e refletem  a vontade de reforçar a cooperação entre os dois órgãos legislativos e promover as relações através de reuniões e trocas de visitas regulares entre os deputados colombianos e os marroquinos.

 Esta situação proporciona uma oportunidade ideal para aprofundar e consolidar os laços entre os dois países em todos os domínios a nível político, económico , comercial e cultural, humano e social.

E de anotar ainda que Marrocos, além de ser o único país de língua espanhola do mundo árabe, é o único árabe e m Africano embro observador da Organização de Aliança do Pacífico e de facto podia constituir neste quadro, uma plataforma de alianças do pacífico entre a África, bem como uma porta de entrada para o investimento e as empreas colombianas que buscam se posicionar nos mercados da região.

 -Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados