domingo, 19 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Ministro da Suazilândia de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, , Mgwagwa Gamedz reiterou, quinta-feira em Rabat, o apoio de seu país para Marrocos a respeito da questão do Saara, saudando as relações "fraternais e históricas", que unem os dois países. Sr Gamdez, em um comunicado à imprensa, após suas conversas com o Ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Nasser BOURITA, sublinhou que "a posição da Suazilândia foi e continuará a ser muito claro sobre a questão do Saara, apoiamos plenamente o Marrocos".


 O Ministro da Suazilândia saudou a qualidade das relações "fraternais e históricas" entre os dois reinos, que compartilham os mesmos valores e a defesa dos laços através o continente.

 Ele reiterou, neste sentido, a sua firme vontade a fim de fortalecer e desenvolver ainda mais as relações profundas de cooperação que une os dois países em vários domínios.

Alem disso o chefe da diplomática suazilândia elogiou  o retorno de Marrocos à União Africana, considerando que "Marrocos pode dar muito para a União Africana e para o continente como um todo", sendo considerado como  um parceiro fundamental para o sucesso de muitos projetos que foram lançados em África.

 Por sua parte, o Sr BOURITA tem dito que as negociações constituem uma oportunidade para saudar às relações excepcionais e fraternais que unem os dois reinos, destacando a vontade comum de reforçar estes laços, notadamente através da realização de uma Comissão Mista Marrocos-Suazilândia prevista para o início do ano de 2018.

 Ele ressaltou ainda que os dois lados discutiram também os meios como melhorar a cooperação bilateral em diferentes domínios, notadamente no turismo e na agricultura.

 Ele enfatizou por outro lado o compromisso de Marrocos manter a formação dos quadros da Suzilândia, e compartilhar as experiências e a assistência técnica, sobretudo nos setores de água e de energias renováveis.

O sr BOURITA explicou que as conversações com o seu homólogo da Suazilândia, que lidera o Grupo do desenvolvimento da Africa do Sul, constituem uma ocasião para tratar de como reforçar a cooperação entre o Marrocos e este bloco regional, tendo em vista o horizonte da próxima cúpula da União Africana.

 Ele continua dizendo que a presidência da Suazilândia para o grupo do desenvolvimento da África do Sul, constitui uma oportunidade para  abrir um diálogo com os países deste grupo, a fim de esclarecer a posição de Marrocos sobre a questão do Saara.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados