domingo, 19 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

Os Vinte membros da União Africana (UA) demonstraram terça-feira 4 de julho de 2017 em Addis Abeba, uma forte reserva quanta à decisão do Conselho de Paz e de Segurança da UA sobre o Saara. Este exortou o Marrocos e a alegada "RASD" para "engajar-se em negociações diretas e sérias" no sentido de uma cooperação necessária junto aos órgãos da política da UA, da Comissão e do Alto Representante da UA para Saara.

As delegações desses países expressaram a suas "fortes reservas", em referência à decisão, no segundo dia da 29 Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da UA, cujo trabalho tinha sido iniciada segunda-feira, 3 de Julho.

A Conferência saúdou o retorno de Marrocos no seio da UA, chamando para  uma "solução mutuamente aceitável" para resolver o conflito artificial sobre o Saara marroquino.  
Ela saudou tambem  a redução da tensão no país e à retirada das forças de partes das áreas de confronto, incluindo o Guergerat e o retorno do pessoal da MINURSO.

A Conferência saúda ainda a nomeação pelo Secretário-Geral da ONU de um novo representante aceite pelas partes no conflito, na pessoa de Horst Kohler, ex-presidente da Alemanha.

Ela Insta os Presidentes da UA e a Comissão da União Africana (AUC) para assegurar  " de forma apropriada" as  ações " e os esforços da ONU para chegar a um acordo, com base  numa solução consensual e definitiva do conflito ".

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados