domingo, 19 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A deterioração da situação da segurança,  das violações dos direitos humanos e do peculato "raramente discutidos a nível europeu"

O Parlamento Europeu enviou à Comissão uma série de questões relativas à Comissão de Bruxelas com representantes dos sarauís detidos em campos de Tindouf em território argelino. Trata-se notadamente da cooperação exclusiva com os Polisário a excepção de todos os outros representantes dos habitantes desses campos e sem evocar a existência destes últimos. O Parlamento também questionou a relevância da manutenção do apoio humanitário para a Frente Polisário, enquanto ele não é nem democraticamente eleito, nem representante, que assegure a ação mais benéfica e mesmo sendo acusado de organizar o desvio da ajuda humanitária oferta a esses habitantes.

O Parlamento também questionou a relevância da manutenção do apoio humanitário para a Frente Polisário, enquanto ele não é nem democraticamente eleito, nem representante, que assegure a ação mais benéfica e mesmo sendo acusado de organizar o desvio da ajuda humanitária oferta a esses habitantes.

Recordando que a UE é o principal investidor e doador de ajuda para os campos de Tindouf com um total de 222 milhões de euros entre 1993 e 2016, a deputada belga Kathleen Van Brempt advertiu a Comissão Europeia contra o desperdício deste dinheiro "pelas diiferentes partes envolvidas, incluindo as autoridades argelinas e os membros da Polisário".

Em outra interrogação dirigida ao executivo da UE, a MEP belga salientou que a Frente Polisário é responsável por manter a situação dramática das pessoas detidas nos campos de Tindouf, em dois níveis: as violações dos direitos humanos cometidas pela frente e pela ausência de processo político capaz de resolver esta situação dos sequestrados em Tindouf, os quais "sobrevivem  em condições deploráveis. Seus direitos são sistematicamente violados pela Polisário".

Apontando de dedo a " insegurança crescente" e "violações sistemáticas dos direitos humanos" nos campos,  "grandes problemas que raramente são abordado" a nível europeu, a deputada se interroga se o executivo da UE tomou medidas para impedir tais violações cometidas pela Frente Polisário.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas-

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados