domingo, 19 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O professor belgo-britânico Wilfried Swenden, da Universidade de Edimburgo, declarou que a proposta marroquina de autonomia para o Saara é um roteiro claro para toda a região.
Intervendo no seminário organizado na última segunda-feira na sede da ONU em Nova York sobre a "Regionalização e autonomia territorial, diferenças, singularidades, complementaridades," o professor Swenden apresentou um estudo comparativo de diferentes sistemas de autonomias no mundo. Ele explorou as pistas de reflexao, podendo trazer eventualmente um valor agregado à experiência marroquina de regionalização.


Na sua análise, a universidade Belgo-britânica considerou o caso do Reino Unido, do Canadá,  da Espanha, da Bélgica e  da Índia, anotando que o grau de autonomia infra- estado varia de acordo com a peculiaridade de cada país.

Segundo o Sr. Swenden, não existe um "modelo padrão" para uma boa gestão territorial. Sendo que  toda estratégia territorial deve fazer parte de uma abordagem evolutiva, destacando ainda  os paradigmas rígidos, os quais podem  levar a sua eficacidade.

O especialista esclareceu que "todos os modelos nos países acima mencionados não são regidos por uma noção fixa de autonomia e passam por mudanças e mutações de acordo com a realidade de cada país."

Sr. Swenden destacou os pontos fortes da iniciativa marroquina de autonomia, apresentada em 2007 e o processo de regionalização avançada no qual Marrocos se comprometeu.

Ele saudou o reconhecimento da cultura Saara-Hassani na Constituição do Marrocos, esclarecendo também a partir do artigo 13 do Plano de Autonomia que preve recursos que permitem a região autónoma do Saara de dispor de recursos financeiros para o seu desenvolvimento em todos os campos.

Ele anotou ainda que  os"indicadores do desenvolvimento humano na região do Saara são mais elevados em comparação com outras regiões do Marrocos."

Finalmente, o professor Wilfried Swenden recomendou que o plano de autonomia seja implementado como parte de uma abordagem holística, alegando que os benefícios deste plano será melhor não avaliadas na sua fase embrionária, mas sim na sua realização real.

O seminário foi conduzido por especialistas, pesquisadores e acadêmicos do Canadá, do Reino Unido, da Suíça e do Vietnã. Estiveram presentes cerca de cinquenta diplomatas, incluindo diferentes embaixadores acreditados junto as Nações Unidas, além dos representantes da mídia baseada na ONU.

O encontro foi uma portunidade  para  comparar as disposições propostas por Marrocos para a autonomia da região do Saara com a experiência de muitas outras regiões do mundo em materia da autonomia regional ou territorial.

-Notícias sobre a questão do Saara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados