quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Kono Taro reiterou a recusa de seu país a reconhecer a " pretendida república saaruí", expressando o seu profundo pesar pelos acontecimentos que marcaram a sessão da reunião ministerial da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África – TICAD).


O responsável japonês declarou, na sexta-feira durante as conversações com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Nasser BOURITA, na margem da reunião ministerial do seguimento TICAD Maputo, sobre o seu "profundo pesar sobre os acontecimentos e sobre as turbulência em torno da sessão da reunião ministerial da abertura TICAD.

No mesmo contexto, Kono Tara reiterou a sua firme "não reconhecimento de seu país" á pretendida república sarauí", enfatizando a posição do Japão não convidar a entidade sarauí a participar do trabalho da TICAD e que sua posição não tem mudado.

Bem como ele também expressou a sua surpresa "das autoridades moçambicanas contornaram os procedimentos de acesso e trazer os membros não convidados do Polisario para entrar pela porta lateral, apesar de recusar a entrada das delegações ocorreram problemas e agressões destas últimas.

De acordo com o responsável japonês, isso representa um sério problema de segurança. A este respeito, o Japão protestou fortemente contra o país anfitrião sobre esta conduta tão inaceitável.

Por outro lado, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão disse que seu país trabalhará para resolver este problema organizacional. Nesse contexto, ele disse que a próxima Conferência Ministerial da UNCTAD seria realizada no Japão e que tais acontecimentos nunca seriam repetidos.

O encontro ministerial de Tekad, que ocorre em Maputo (23 a 25 de Agosto), acompanhou os acontecimentos. Apesar da rejeição do Japão qualquer presença de um placebo entidade, de acordo com a legitimidade internacional e as práticas em vigor na TICAD desde 1993, procurando as autoridades moçambicanas, nesta reunião, para impor a presença desta pretendida entidade, que não tem recebido convite pelo lado japonês para participar.

Assim, a reunião preparatória dos altos responsáveis não se realizou por causa da falta de acordo sobre a forma, e também por causa da recusa de alguns países, incluindo o Japão, que denunciaram a presença da " pretendida república sarauí", o que afetou também a reunião ministerial, que conheceu um atraso significativo.

- Notícias sobre o Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados