quinta-feira, 16 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Presidente do Conselho do da Região de Laayoune e Sakia El Hamra tem sido satisfeito do cronograma que envolveu  todos os esforços dos atores e dos setores

Os membros do Comitê Diretor encarregados para implementar os projetos de desenvolvimento das províncias do sul reafirmam seu compromisso de cumprir suas obrigações financeiras e azos. Estes membros do comitê Diretor para os projetos do programa de desenvolvimento nas regiões do sul, na margem do encontro, terça-feira em Laayoune, reiteraram o cumprimento de seus compromissos financeiros e do respeito dos prazos para com os projetos deste programa.


Durante o encontro,  presidido pelo Ministro do Interior, o Sr. Abdel Wafi Lafitit que tem por objetivo acompanhar os projetos de desenvolvimento nas províncias do sul, tomando  todas as medidas financeiras e técnicas para que se ralize os projetos desse ambicioso programa.

Neste contexto, o Ministro de Agricultura, de Pescas, do Desenvolvimento Rural, da Água e da Floresta, Sr. Aziz Akhnouch destacou que a implementação dos projetos agrícolas, que se enquadram neste programa ao nível da região de Laayoune e Sakia el Famra, os quais avançam  de forma certa, expressando ao mesmo tempo a satisfação com o ritmo da realização.

O Sr. Akhnoush acrescentou que esses projetos agrícolas representam um projeto estrutural relacionado à criação de um departamento de irrigação para a regiao Al Jarf na província de Bujdur em uma área de mil hectares e outras áreas solidárias (abertura de estradas nas áreas rurais e a criação de pontos de água e de tanques ...).

Em relação aos projetos relacionados ao setor pesqueiro marinho, o ministro afirmou que era importante criar três unidades da Sardinha (uma delas em andamento), o que contribuiria para o fornecimento de empregos.

Por seu turno, o Ministro de Equipamentos, de Transportes,de  Logística e Água, o Sr. Abdelkader Amara destacou que o projeto de auto- estrada Tiznit-Laayoune-Dakhla contribuirá para o reavivamento do desenvolvimento econômico e social nas regiões do sul, promovindo os investimentos públicos e privados em todos os setores.

Indicando que este importante projeto, que se enquadra no novo modelo de desenvolvimento das províncias do sul, lançado por Sua Majestade o Rei Mohammed VI por ocasião do 40º aniversário da Marcha Verde, visa estruturar a estrada nacional nº 1 ao longo de 1055 km, cujo envelope financeiro total seja de 8,5 Billiards dirhams, observando que a maioria das seções desta estrada ao nível de Laayoune, Sakia El Hamara  em processo de conclusão em 2018.

Para o ministro da Saúde, Sr. Hussein Al-Wardi, ele declarou que o programa de desenvolvimento para as províncias do sul inclui 10 projetos no setor de saúde ao nível de Laayoune do Sakia Al-Hamra, cujo  valor foi de um bilhão e 584 milhões de dirhams.

Destes projetos, declarou Al-Wardi, quatro são concluidos e em andamento, e quatro outros  projetos prosseguem entre 60-70 por cento em termos de avanços e dois outros projetos importantes vusam criar um centro médico regional com um envolope financeiro de cerca de 87 milhões de Dirhams, (envolvendo 500 camas) para um um custo financeiro de 1 bilhão e 200 milhões de dirhams. Ele apontou que todas as medidas tomadasforam  para que se inicie as obras em 2018 e que estejam concluídas no prazo  de acordo com o programa de desenvolvimento.

No que diz respeito ao equipamento biomédico, o Sr Al-Wardi disse que vai ser diponibilzado o Scanair  em todos os hospitais regionais, além do aparelho de ressonância magnética para a regiao de Laayoune.

No nível de recursos humanos, o Sr. Al-Wardi disse que o número de enfermeiros na região será aumentado por 86 enfermeiros e enfermeiras, bem como os médicos especializados e gerais, ressaltando que o governo realizou os grandes esforços a este respeito para cobrir as vagas neste campo.

Por seu lado, o Diretor Geral do Escritório Nacional de Energia Elétrica, Ali Fassi Fihri, tem dito que o Dakhla estará ligado à rede europeia através de Laayoune, o que criará uma dinâmica para os investimentos em energia, água e produção industrial.

Anotando ainda que o Escritório realizou investimentos significativos para cobrir as regiões do sul, tanto em termos de rede elétrica como de água potável, incluindo projetos de dessalinização e de purificação líquida.

O diretor-geral da Agência Marroquina para Energia Solar, Sr. Mustapha Bakoury tem ressaltado que a realização de projetos de energia renovável ao nível de Laayoune, da Sakuoa Al Hamra aconteceu  nas melhores condições, tanto para a energia eólica como para a energia solar, anotando que os compromissos relacionados com a conclusão desses projetos se definiram, apesar dos desafios do projeto.

Ressaltando que o papel das energias renováveis nessas regiões visa fornecer  a energia, principalmente, e contribuir para melhorar a atratividade geral do investimento e do dinamismo econômico em geral, ressaltando assim o papel dos projetos Noor Laayoune 1 e Nour Boujdour 2; cujos trabalhos terminarão no próximo ano.

Por sua parte, o chefe do Conselho de Laayoune Sakia Al Hamra; Sidi Hamdi Ould Errachid anotou a sua satisfação com os contratos de agendamento  financeiros para realizar os trabalhos de projetos ligados  ao  enorme programa, no qual os habitantes acreditam muitol.

Ould Errachid tem elogiado os esforços de todos os setores envolvidos neste projeto real, e que exige um enorme potencialidadesl.

Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados