domingo, 28 de Abril de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

A República Centro-Africana (RCA) criticou, sexta-feira perante á 4ª Comissão da Assembléia Geral da ONU as manobras de "outras partes"que  impedem o regulamento defintivo  da questão do Saara.

Todos os planos de regulamento da disputa deste diferendo ... foram condenados ao fracasso por causa das manobras, obstáculos e reviravoltas de outras partes", declarou a Embaixador, representante permanente da RCA na ONU, Ambroisine Kpongo.

Esta situação levou o Conselho de Segurança a defender, desde 2004, a negociação de uma solução política, mutuamente aceitável como a única acetável meio de resolver da disputa sobre o Saara, lembrou a Sra Kpongo

Neste contexto, a República Centro-Africana "congratula-se dos esforços de Marrocos, descritos pelo Conselho de Segurança desde 2007 como" sérios e credíveis "e que sustentam a proposta marroquina de autonomia para a região do Saara", ressaltou a diplomata da República centro África. 

A RCA, afirmou ela, apoia o processo de negociação patrocinado pela ONU, "lançado no âmbito da Iniciativa Marroquina de Autonomia, reiterando o apelo do Conselho de Segurança a todos as partes para mostrar o realismo e o espírito de compromisso para a solução desta disputa regional. "

Para Bangui, a solução desta longa disputa de longa data e o fortalecimento da cooperação entre os Estados membros da União do Magrebe Árabe "contribuirão para a estabilidade e a segurança na região do Sahel e na África" anotou a Sra Kpongo.

Ela também enfatizou que o contexto histórico confirma que o Saara constitui "a continuidade do território marroquino". Ela citou, a este respeito, os acordos internacionais sobre o Saara, "incluindo o de Madri, que consagra o Saara marroquino,"

A diplomata da República Centro-Africana também congratulou-se com os "investimentos significativos" realizados por Marrocos para a modernização desta região e a participação nesta parte do Reino de eleições legislativas e comunitárias, "qualificadas como livres, credíveis e democrática, pelos observadores internacionais e nacionais, e que valorizaram às instituições de mulheres e dos homens de origen  do Saara. "

A 4ª Comissão da 72ª sessão da Assembléia Geral da ONU contou com a participação de dezenas de diplomatas, advogados, acadêmicos e atores associativos.

- Notícias sobre o Sara Ocidental / Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados