domingo, 12 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Senegal confirmou sexta-feira em Nova York que a proposta de autonomia, apresentada pelo Marrocos "com boa fé", continua sendo, mais do que nunca, um quadro adequado para um "acordo definitivo" para a disputa regional do Saara marroquino, baseada num processo consensual.
 

O novo representante do Senegal, Abdoulaye Barrow, diante de uma intervenção perante à Quarta Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas,  chamou o seu país para uma nova leitura da evolução da situação no saara à luz da iniciativa de autonomia, apresentada pelo Marrocos em abril de 2007, lembrando que o Conselho de Segurança considera os esforços de Marrocos a este respeito, sérios  e credíveis para  encontrar uma soluçao a esta disputa com base nas negociações entre as partes.
 
Sr Barro diz que a solução política é a negociaçao com base a iniciativa marroquina; o que  também permitiria resolver  a questão dos nos campos de Tindouf, de acordo com o direito internacional humanitário.
 
O sr Barro fez referência a importante "evolução da questão na realidade, o que é um ponto para Marrocos, não só no quadro da promoção dos direitos humanos e dos direitos democráticos, mas também no nível do desenvolvimento social e econômico".
 
A este respeito, ele lembrou da época da realização de eleições municipais e legislativas, respectivamente, em 4 de Setembro de 2015 e 07 de outubro de 2016, as quais aconteceram em uma atmosfera de paz e de democracia "com a participação da população do Saara marroquino, que elegeu seus representantes nos níveis locais e nacionais."
 
O representante do Senegal apontou por fim os esforços consideráveis, realizados pelo Reino de Marrocos, para promover o desenvolvimento econômico e social na região do Saara, em particular o lançamento do novo modelo de desenvolvimento para as regiões.
Noticias sobre o saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados