segunda-feira, 13 de Maio de 2024  
Pesquisa
  
Sahara
El Haule
carte
Musique El Haule

 actualidade

O Embaixador, Representante Permanente da República Democrática do Congo junto às Nações Unidas, Egens Gata Mavita, assegurou nesta segunda-feira, o apoio de seu país à iniciativa de autonomia de Marrocos como "sendo o único quadro para uma solução consensual" da disputa artificial em torno do Saara marroquino. A Mavita disse na sua intervenção perante à Quarta Comissão da Assembléia Geral das Nações Unidas em Nova York, que a República Democrática do Congo acredita que é necessário "apoiar a iniciativa da autonomia do Reino de Marrocos, considerada uma base para o processo político e um único quadro para chegar a um consenso sobre esse conflito, a exemplo do Conselho da Segurânça da ONU que a qualificou de séria e credível.


O diplomata congolês enfatizou ainda a necessidade de aproveitar o dinamismo criado por esta iniciativa "para alcançar uma solução política justa, duradoura e aceitável para todas as partes.

Acrescentando que a República Democrática do Congo (RDC) exortou as partes a "demonstrar realismo e espírito de consenso para avançar nas negociações, encorajando os países da região, bem como a comunidade internacional a apoiar este processo, tendo em vista alcançar uma solução definitiva desta crise.

O diplomata também chamou para o respeito da vontade dos saarauis que expressaram seu forte apoio à iniciativa de autonomia, ressaltando que "isso é confirmado pela participação do povo do Saara marroquino nas eleições nacionais de 7 de outubro de 2016.
."
Sr Mavita sublinhou ao dizer além de buscar reagrupar famílias encalhadas há mais de 40 anos, devido ao conflito, esta opção ajudaria a "pôr fim ao recrutamento de muitos jovens saarauis desesperados pelos grupos armados extremistas.
".
O Embaixador da República Democrática do Congo chamou à comunidade internacional para não ceder ao desespero e que permaneça pronto diante do longo sofrimento do qual sofre os saarauis.

Bem como ele chamou às Nações Unidas para que apoiasse o processo político em curso "sob a supervisão do Secretário Geral das Nações Unidas e facilitando a tarefa de seu Enviado Pessoal, a fim de alcançar uma solução negociada e aceitável para as partes de acordo com as recomendações das resoluções do Conselho de Segurança.

Noticias sobre o Saara ocidental/Corcas

 

   
  
 
 

 
Pagina principal   |  História do Sara  |  Geografia  |  Património Hassani  |  Assuntos sociais  |  Economia  |  Infraestruturas Instituições  |  Contactos
 
  Copyright © CORCAS 2024 - Todos os direitos reservados